PSD e CDS assinam acordo autárquico de Lisboa na sexta-feira

Candidatura comum à maior autarquia do país será protagonizada pelo actual autarca de Sintra, Fernando Seara.

Foto
Fernando Seara aposta em Lisboa após três mandatos em Sintra Enric Vives-Rubio

 

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

 

Nos últimos dias, PSD e CDS estiveram a ultimar os detalhes do acordo, depois de as distritais sociais-democratas e centristas terem dado luz verde à aliança e ao candidato. 

Ao apoiar a candidatura de Fernando Seara, o CDS terá de ajustar a sua posição sobre a limitação de mandatos dos autarcas, já que muitos dirigentes nacionais mostraram-se contra as candidaturas a outros municípios por parte dos presidentes que já cumpriram três ou mais mandatos, como é o caso de Seara. A posição deverá ser assumida numa próxima comissão política nacional. 

Além da capital, PSD e CDS têm acordo de coligação no distrito de Lisboa fechado em Sintra (o candidato é Pedro Pinto) e Cascais (Carlos Carreiras).