UPTEC candidato a prémio europeu
Parque tecnológico da Universidade do Porto é um dos finalistas dos prémios RegioStars, destinados a projectos de desenvolvimento regional
O Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC) é o único projecto português nomeado para a edição de 2013 dos prémios RegioStars, promovidos pela Comissão Europeia.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
O Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC) é o único projecto português nomeado para a edição de 2013 dos prémios RegioStars, promovidos pela Comissão Europeia.
O UPTEC está nomeado na categoria “Smarth Growth”, que distingue projectos que estabeleçam uma ligação entre as universidades e as regiões envolventes.
No documento sobre os finalistas, emitido pela organização dos RegioStars, o UPTEC é descrito como um “catalisador de mudanças estruturais na Região Norte de Portugal”.
Ao mesmo documento, Clara Gonçalves, directora do UPTEC, explica a criação deste parque tecnológico.
“A Universidade do Porto, o maior centro de investigação em Portugal, criou o UPTEC com o objectivo de aproximar o conhecimento do mundo empresarial”, afirma.
Este parque tecnológico está dividido por pólos, cada um correspondente às quatro áreas de actividade: tecnologia, indústrias criativas, indústrias do mar e biotecnologia.
O UPTEC tem 113 empresas residentes (97 startups e 16 centros de inovação) e já permitiu que outras 12 completassem o processo de incubação. As estimativas deste parque tecnológico apontam para mais de 900 empregos gerados pelo o conjunto dos projectos incubados.
Os resultados serão conhecidos no dia 31, em cerimónia a decorrer em Bruxelas.