Agitação marítima põe seis distritos em aviso vermelho
Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria são os distritos onde o estado do mar provoca maiores preocupações.
Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria são os distritos onde o estado do mar provoca maiores preocupações, estando previstas ondas de sete a oito metros até às 15h00 desta segunda-feira.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria são os distritos onde o estado do mar provoca maiores preocupações, estando previstas ondas de sete a oito metros até às 15h00 desta segunda-feira.
As barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Douro e São Martinho do Porto estão encerradas à navegação devido à agitação marítima, refere a página da Internet da Marinha Portuguesa, esta segunda-feira. As barras marítimas de Aveiro e da Figueira da Foz estão fechadas apenas a embarcações com comprimento inferior a 35 metros. As restantes barras marítimas de Portugal Continental e dos arquipélagos da Madeira e dos Açores encontram-se abertas, sem qualquer condicionante.
O IPMA espera que no final do dia e durante a noite, as ondas diminuam para os cinco a sete metros e, por isso, colocou os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria também em aviso laranja, o segundo mais grave da escala, já que o IPMA espera que as ondas diminuam um pouco no final do dia e durante a noite.
Outros dez distritos de Portugal continental e a zona norte da Madeira foram colocados em aviso amarelo, com uma situação de risco apenas para determinadas actividades devido ao vento forte e à neve.
No caso dos distritos de Lisboa, Setúbal, Beja, Faro e na Madeira a causa para o aviso amarelo é a agitação marítima, mas em Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco e Portalegre, o risco deve-se às previsões de vento e de neve.
Para esta segunda-feira, o IPMA prevê, para o norte e centro, períodos de céu muito nublado e aguaceiros fracos mas a aumentar de intensidade ao longo do dia, podendo ser por vezes fortes e de granizo no litoral a norte do Cabo Mondego no final do dia.
As previsões apontam para queda de neve acima dos 400/600 metros, subindo a cota para os 800 metros a partir do final da manhã, e espera-se uma descida da temperatura para o final do dia.
No sul, a previsão é de períodos de céu muito nublado, diminuindo nebulosidade nas regiões do interior a partir do meio da tarde.
No litoral, poderá haver aguaceiros fracos, mas também queda de neve nos pontos mais altos da serra de São Mamede.