Quase todo o país em alerta máximo devido ao vento forte

Aviso vermelho vigora entre as 6h e as 12h de sábado, em 14 distritos de Portugal continental.

Foto
Autoridades alertam para mau tempo no litoral Adriano Miranda

Catorze distritos vão estar sob aviso vermelho, o mais grave da escala. São eles: Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Guarda, Viseu, Porto, Aveiro, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Lisboa, Setúbal e Beja.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Catorze distritos vão estar sob aviso vermelho, o mais grave da escala. São eles: Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Guarda, Viseu, Porto, Aveiro, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Lisboa, Setúbal e Beja.

Apenas Portalegre e Faro estão sob aviso laranja e Santarém e Évora estão sob aviso amarelo. Segundo o IPMA, o vento poderá ultrapassar os 130 quilómetros/hora no litoral e nas terras altas, particularmente entre as 6h e as 12 de sábado. Depois desse período mais crítico, o alerta deverá passar a laranja.

Quanto à chuva, fonte do IPMA disse à Lusa que os distritos de Braga, Porto, Vila Real e Aveiro estão com aviso laranja a partir das 18h desta sexta-feira e até às 3h de sábado. “Viseu estará com aviso laranja entre as 0h e as 6h de sábado devido à previsão de forte precipitação”, afirmou a mesma fonte.

“A partir da tarde de hoje, dia 18, e até ao final de sábado, dia 19, prevê-se no território do Continente condições de tempo severo, em especial nas Regiões Norte e Centro e no litoral oeste”, resume o instituto em comunicado na sua página de Internet.

O mau tempo deve-se à passagem de uma depressão que se desloca para leste a cerca de 70 quilómetros/hora, e que deverá aproximar-se do Litoral Norte na manhã de sábado.

O IPMA recomenda especial cuidado nas zonas junto à costa, onde as ondas serão de sudoeste ou oeste com quatro a cinco metros de altura, passando a ondas de noroeste com cinco a sete metros entre as 6h00 e as 21h00 de sábado.

“Prevê-se precipitação por vezes forte nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, em especial ente as 18h00 de sexta-feira e as 3h00 de sábado”, acrescenta o IPMA.

O arquipélago da Madeira está também sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte com rajadas de 90 km/hora nas regiões montanhosas e agitação marítima com ondas entre os quatro e os cinco metros. O arquipélago dos Açores não apresenta qualquer previsão meteorológica elevada ou de risco.

Também a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) activou até ao final de sábado o alerta amarelo para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Aveiro, Porto, Leiria, Lisboa e Setúbal.