Raridades do cinema de Martin Scorsese expostas em Berlim
Os calções que Robert De Niro usava em O Touro Enraivecido (1980) quando subiu ao ringue para lutar, na pele de Jake LaMotta, pelo título de campeão de peso-médio, a camisa ensanguentada que o mesmo De Niro, agora convertido num violador psicopata, envergou em O Cabo do Medo (1991), ou ainda o vestido de Cate Blanchet/Katherine Hepburn em O Aviador (2004), são algumas das peças que se podem ver na exposição que o Museu do Cinema e da Televisão de Berlim dedica ao realizador americano. Inaugurada ontem, a exposição reúne 600 peças, muitas delas nunca antes mostradas em público.
O realizador, que está actualmente a trabalhar na rodagem do filme The Wolf in Wall Street, no qual Leonardo DiCaprio interpreta um corretor que se recusar a participar numa fraude em grande escala, abriu pela primeira vez o seu arquivo pessoal para esta exposição, que se prolongará até 12 de Maio.
Além de adereços vários, como o traje de DiCaprio em Gangues de Nova Iorque (2002), estarão igualmente expostos documentos relevantes para os historiadores do cinema, como as cartas em que Scorsese e De Niro trocavam ideias sobre o modo de desenvolver as personagens que o actor interpretou em filmes como Taxi Driver (1976) ou Tudo Bons Rapazes (1990).
A par de storyboards desenhados pelo próprio realizador para vários dos seus filmes, incluindo Os Cavaleiros do Asfalto (1973), os visitantes poderão ver peças tão raras como o argumento e o storyboard de Eternal City, um filme que Scorsese idealizou aos 11 anos e que nunca veio a realizar. Mas o jovem Martin até já tinha decidido o elenco deste épico passado na Roma antiga: nada menos do que Marlon Brando, Virginia Mayo, Alec Guiness e Richard Burton.
A exposição reserva ainda um núcleo especial para um espaço estruturante na obra de Scorsese: Little Italy, o bairro nova-iorquino onde o realizador nasceu, e que serve de cenário a alguns dos seus filmes. Outro capítulo é dedicado ao tema da família na sua obra, onde esta tanto é lugar de refúgio como base e fachada para o crime organizado.
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Os calções que Robert De Niro usava em O Touro Enraivecido (1980) quando subiu ao ringue para lutar, na pele de Jake LaMotta, pelo título de campeão de peso-médio, a camisa ensanguentada que o mesmo De Niro, agora convertido num violador psicopata, envergou em O Cabo do Medo (1991), ou ainda o vestido de Cate Blanchet/Katherine Hepburn em O Aviador (2004), são algumas das peças que se podem ver na exposição que o Museu do Cinema e da Televisão de Berlim dedica ao realizador americano. Inaugurada ontem, a exposição reúne 600 peças, muitas delas nunca antes mostradas em público.
O realizador, que está actualmente a trabalhar na rodagem do filme The Wolf in Wall Street, no qual Leonardo DiCaprio interpreta um corretor que se recusar a participar numa fraude em grande escala, abriu pela primeira vez o seu arquivo pessoal para esta exposição, que se prolongará até 12 de Maio.
Além de adereços vários, como o traje de DiCaprio em Gangues de Nova Iorque (2002), estarão igualmente expostos documentos relevantes para os historiadores do cinema, como as cartas em que Scorsese e De Niro trocavam ideias sobre o modo de desenvolver as personagens que o actor interpretou em filmes como Taxi Driver (1976) ou Tudo Bons Rapazes (1990).
A par de storyboards desenhados pelo próprio realizador para vários dos seus filmes, incluindo Os Cavaleiros do Asfalto (1973), os visitantes poderão ver peças tão raras como o argumento e o storyboard de Eternal City, um filme que Scorsese idealizou aos 11 anos e que nunca veio a realizar. Mas o jovem Martin até já tinha decidido o elenco deste épico passado na Roma antiga: nada menos do que Marlon Brando, Virginia Mayo, Alec Guiness e Richard Burton.
A exposição reserva ainda um núcleo especial para um espaço estruturante na obra de Scorsese: Little Italy, o bairro nova-iorquino onde o realizador nasceu, e que serve de cenário a alguns dos seus filmes. Outro capítulo é dedicado ao tema da família na sua obra, onde esta tanto é lugar de refúgio como base e fachada para o crime organizado.