Comité Europeu lança concurso que pode valer 5 mil euros
O Comité Económico e Social Europeu está a promover o concurso "Europe Past Forward", que consiste na produção de um vídeo que responda à seguinte pergunta: "O que significa ser um cidadão da União Europeia?"
Até 20 de Janeiro de 2013, quem tiver entre 18 e 30 anos, pode enviar, para o Comité Económico e Social Europeu, um vídeo que, através da sua mensagem, responda à seguinte questão: "O que significa ser um cidadão da União Europeia?".
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Até 20 de Janeiro de 2013, quem tiver entre 18 e 30 anos, pode enviar, para o Comité Económico e Social Europeu, um vídeo que, através da sua mensagem, responda à seguinte questão: "O que significa ser um cidadão da União Europeia?".
Tendo em conta que 2013 é o ano dedicado aos "Cidadãos europeus", o concurso "Europe Past Forward" desafia a criatividade dos participantes, para que contem, num vídeo de 30 segundos a 2 minutos, quais são os direitos e deveres de um cidadão europeu, de que forma é que se pratica a democracia, a liberdade e a mobilidade na UE, entre outras questões, explícitas no regulamento [PDF].
Algumas das regras que devem ser tidas em conta passam pelo facto de o vídeo, se tiver diálogos, poder ser gravado em português. Contudo, se assim for, deve apresentar legendas em inglês. Além disso, deve ser um vídeo produzido depois de 15 de Outubro de 2012, e feito por uma equipa amadora (como, por exemplo, estudantes, e não alguém que seja pago para produzir vídeos).
Assim que terminado, o vídeo deve ser carregado num site de alojamento (YouTube, Dailymotion, Vimeo, etc.) e o endereço (URL) deve ser colocado na página de submissão do "Europe Past Forward".
Depois, entre 25 de Janeiro e 4 de Fevereiro, os vídeos vão ser sujeitos a votação do público, que vai definir os dez melhores. Ao participar no processo de seleção, um elemento do público, escolhido aleatoriamente, vai ter direito a uma viagem a Bruxelas.
No entanto, são os prémios dos três melhores vídeos, escolhidos por um júri específico, que mais interesse despertam: o primeiro classificado recebe 5 mil euros, o segundo, 3 mil, e o terceiro, 2 mil euros.