CP alerta que não há serviços mínimos na greve de 1 de Janeiro

Foto
Trabalhadores contestam redução do pagamento nos feriados e reclamam actualizações salariais PÚBLICO

 

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

 

Apesar de este sindicato ter desconvocado a paralisação, a CP adianta que “manter-se-ão as diversas greves convocadas por outras organizações sindicais, para as quais não foram decretados serviços mínimos, pelo que se prevê a não realização da maioria dos comboios neste dia, bem como perturbações na circulação durante todo o dia 31 de Dezembro e na manhã de 2 de Janeiro”.

A CP acrescenta, em comunicado, que poderão realizar-se alguns comboios “graças à compreensão de colaboradores que decidam ir trabalhar”, por isso recomenda “a consulta dos canais de informação da empresa, na proximidade da viagem”, quer através do endereço www.cp.pt, quer pelo serviço de atendimento telefónico 808 208 208.

Os trabalhadores da CP, da CP Carga e da Rede Ferroviária Nacional contestam a alteração do Código de Trabalho que reduz para metade o valor pago pelo trabalho em dias feriado e reclamam ainda a actualização dos salários.