Sorteio da Liga Europa coloca Bayer Leverkusen no caminho do Benfica
Os “encarnados” vão disputar os 16 avos-de-final da Liga Europa com o emblema alemão.
O adversário do Benfica é actualmente segundo classificado na Liga alemã, intrometendo-se na luta entre Bayern Munique e Borussia Dortmund. O Bayer Leverkusen soma 33 pontos (dez vitórias, três empates e quatro derrotas), menos nove que o líder Bayern.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
O adversário do Benfica é actualmente segundo classificado na Liga alemã, intrometendo-se na luta entre Bayern Munique e Borussia Dortmund. O Bayer Leverkusen soma 33 pontos (dez vitórias, três empates e quatro derrotas), menos nove que o líder Bayern.
Benfica e Bayer Leverkusen não são desconhecidos: na extinta Taça das Taças, em 1993-94, os dois emblemas cruzaram-se nos quartos-de-final. Após um empate 1-1 na Luz, o encontro da segunda mão revestiu-se de um carácter épico, reflectido no marcador final: 4-4. Os “encarnados” estiveram a perder, deram a volta ao marcador, ficaram novamente em desvantagem e conseguiram o empate a cinco minutos do fim. A equipa então orientada por Toni seguiu em frente na competição, sendo eliminada na ronda seguinte, as meias-finais, pelo Parma.
O sorteio realizado nesta quinta-feira em Nyon, na Suíça, também já deixou alinhados os cruzamentos dos oitavos-de-final da Liga Europa. Assim, caso ultrapasse o Bayer Leverkusen, o Benfica terá pela frente o vencedor da eliminatória entre Dínamo Kiev e Bordéus.
Três treinadores portugueses também ficaram a conhecer os adversários nos 16 avos-de-final da Liga Europa. É o caso de Paulo Sérgio, técnico do Cluj, que vai disputar a presença nos oitavos-de-final com o Inter de Milão. O Olympiacos, de Leonardo Jardim, tem encontro marcado com os espanhóis do Levante. E André Villas-Boas, treinador do Tottenham, defronta o Lyon, segundo classificado na Liga francesa.
16 avos-de-final da Liga Europa (14 de Fevereiro e 21 de Fevereiro)
BATE Borisov – Fenerbahçe
Inter de Milão – Cluj
Levante – Olympiacos
Zenit São Petersburgo – Liverpool
Dínamo Kiev – Bordéus
Bayer Leverkusen – BENFICA
Newcastle – Metalist Kharkiv
Estugarda – Genk
Atlético de Madrid – Rubin Kazan
Ajax – Steaua Bucareste
Basileia – Dnipro Dnipropetrovsk
Anzhi Makhachkala – Hannover 96
Sparta Praga – Chelsea
Borussia Mönchengladbach – Lazio
Tottenham – Lyon
Nápoles – Viktoria Plzen
Oitavos-de-final (7 e 14 de Março)
Nápoles/Viktoria Plzen – BATE Borisov/Fenerbahçe
Bayer Leverkusen/BENFICA – Dínamo Kiev/Bordéus
Anzhi Makhachkala/Hannover 96 – Newcastle/Metalist Kharkiv
Estugarda/Genk – Borussia Mönchengladbach/Lazio
Tottenham/Lyon – Inter de Milão/Cluj
Levante/Olympiacos – Atlético de Madrid/Rubin Kazan
Basileia/Dnipro Dnipropetrovsk – Zenit São Petersburgo/Liverpool
Ajax/Steaua Bucareste – Sparta Praga – Chelsea