Instagram garante que não vai vender fotografias
CEO atribui as críticas a uma falha de interpretação e culpa a linguagem complexa dos documentos legais.
Num texto no blogue do Instagram, Kevin Systrom afirma que as novas políticas de privacidade e condições de uso, divulgadas nesta segunda-feira, foram mal interpretadas, embora reconheça a responsabilidade da empresa no que considera um equívoco.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Num texto no blogue do Instagram, Kevin Systrom afirma que as novas políticas de privacidade e condições de uso, divulgadas nesta segunda-feira, foram mal interpretadas, embora reconheça a responsabilidade da empresa no que considera um equívoco.
“Foi interpretado por muitos que nós iríamos vender as vossas fotos a outros sem qualquer compensação. Isto não é verdade e é um erro nosso que esta linguagem seja confusa", escreveu o responsável, que é taxativo: "Para ser claro: não é nossa intenção vender as vossas fotos. Estamos a trabalhar numa revisão da linguagem nas condições de uso para garantir que isto é claro”.
“A linguagem que propusemos”, diz ainda Systrom, “também levanta a questão de as fotos poderem ser parte de um anúncio”. E prossegue garantindo não ter quaisquer planos para isso e informando que será removida “a linguagem que levantou a questão”.
As novas regras entrarão em vigor a 16 de Janeiro. Segundo Systrom, foram publicadas com quase um mês de antecedência para que os utilizadores do serviço as pudessem comentar.
O co-fundador do site também nota que a privacidade dos conteúdos não foi alterada e que o Instagram não reivindica a posse das fotografias (as regras, porém, garantem à empresa uma licença gratuita para utilização das imagens).
O Instagram foi comprado este ano pelo Facebook e ainda não tem qualquer fonte de receita.