Dificuldades em decorar a árvore de Natal? A matemática ajuda
Já foi desvendado o segredo para a decoração perfeita de uma árvore de Natal. A fórmula matemática foi descoberta por dois alunos da Universidade de Sheffield, no Reino Unido
Nicole Wrightman e Alex Craig – membros da Sociedade de Matemática na Universidade de Sheffield – descobriram uma equação matemática que resolve os problemas na decoração de uma árvore de natal.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Nicole Wrightman e Alex Craig – membros da Sociedade de Matemática na Universidade de Sheffield – descobriram uma equação matemática que resolve os problemas na decoração de uma árvore de natal.
Em parceria com a rede de lojas Debenhams, os alunos aceitaram o desafio de criar essa fórmula. Segundo o site da Universidade, Nicole disse que “as fórmulas demoraram cerca de duas horas a serem feitas”.
O site da Universidade de Sheffield, apresenta o projecto e também uma espécie de uma calculadora que, a partir da inserção do tamanho da árvore, rapidamente apresenta os valores necessários para a decoração.
Através do tamanho da árvore, em centímetros, os cálculos demonstram quantas bolas são precisas, e os centímetros da estrela, da fita e das luzes de Natal.
Esta fórmula tem sido utilizada nas lojas da Debenhams, de forma a que os clientes escolham todos os itens necessários para a decoração da sua árvore, de acordo com os cálculos. Nicole Wrightman afirma também no site: “Esperemos que as fórmulas tornem uma preparação mais fácil para o Natal”.
O site do projecto, tem também curiosidades sobre cálculos feitos na maior árvore do mundo e na árvore que está em Trafalgar Square, em Londres. Além disso, dispõem informações sobre as lojas e a Universidade.