Festival Termómetro 2013 ainda à procura de novos talentos
Bandas podem concorrer até 21 de Dezembro. Vencedores editam EP, vão a Londres e actuam no dia zero de Paredes de Coura
Anota no calendário: 21 de Dezembro. Faltam menos de duas semanas para terminarem as inscrições para o Festival Termómetro de 2013. Ao todo serão seleccionadas 20 bandas, portuguesas ou estrangeiras, mas apenas uma será a vencedora.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Anota no calendário: 21 de Dezembro. Faltam menos de duas semanas para terminarem as inscrições para o Festival Termómetro de 2013. Ao todo serão seleccionadas 20 bandas, portuguesas ou estrangeiras, mas apenas uma será a vencedora.
A 19.ª edição do Termómetro decorre entre 11 de Janeiro e 2 de Fevereiro de 2013. Vai contar com duas eliminatórias em Lisboa (dias 11 e 12 de Janeiro, no Primeiro Andar e na Casa Independente, respectivamente) e, depois, no Porto (dias 18 e 19, no Plano B e Armazém do Chá). O Ritz Clube recebe, a 2 de Fevereiro, a final, com um apresentador e peras: Zé Pedro, dos Xutos e Pontapés.
A banda vencedora vai ser cabeça de cartaz do dia zero do Festival Vodafone Paredes de Coura, mas não só; terá direito a editar um EP com quatro temas e 20 horas de estúdio para o gravar. Todos os elementos ganham ainda uma viagem a Londres.
Mas quais são as qualidades que o Termómetro procura na banda vencedora? Fernando Alvim, fundador do festival, contou ao P3 que o mais importante é que “se destaquem por terem um som diferente daquilo que as pessoas andam a ouvir” e que, acima de tudo, “tenham talento”.
O Festival Termómetro aconteceu pela primeira vez na cidade do Porto, em 1994. A partir daí as edições foram-se multiplicando. Blind Zero, Silence 4, Alla Pollaca, Iconoclasts e CRISIS foram algumas das bandas que saíram vencedoras do festival.
Fernando Alvim destaca que, durante todos estes anos, o Termómetro tem vindo a “aumentar a sua respeitabilidade”. Por isso, a “responsabilidade” de revelar novos talentos é uma tarefa que tem de ser sempre cumprida.