Vancouver é a pioneira no uso de plástico reciclado para pavimentar as ruas
A cidade canadiana é a primeira a utilizar plástico reciclado para pavimentar as ruas. Esta é uma das medidas do plano de acção para se tornar na cidade mais verde até 2020
A cidade de Vancouver, no Canadá, foi a primeira a utilizar o método de pavimentação das ruas através de plástico reciclado.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
A cidade de Vancouver, no Canadá, foi a primeira a utilizar o método de pavimentação das ruas através de plástico reciclado.
Este método consiste na fusão de plástico velho com asfalto. Ao contrário da pavimentação comum, não é necessário temperaturas elevadas, o que reduz 20% de combustível na produção deste novo procedimento.
Estatisticamente, o preço da nova pavimentação vai aumentar entre 1 e 3%, mas está previsto que o fornecimento do plástico reciclado aumente e que, desta forma, os preços possam eventualmente descer.
Para além disso, a substituição para o plástico reciclado diminui radicalmente a quantidade de vapores enviados para a atmosfera.
Esta nova medida teve a colaboração da empresa GreenMantra, de Toronto e com o engenheiro Peter Judd.
Para já, a cidade de Vancouver realizou um teste na Avenida Kingsway, no dia 15 de Novembro. Depois dos resultados, será feita a pavimentação por toda a cidade.
A pavimentação através de plástico reciclado é apenas uma das várias metas que a cidade pretende atingir. O plano de acção foca-se no ecossistema, no carbono e no desperdício de lixo. O objectivo final é obter o estatuto de cidade mais verde, até ao ano de 2020.