CP vai ter atendimento prioritário para deficientes
Após um alerta do Provedor da Justiça, a CP vai passar a ter bilheteiras com atendimento prioritário para pessoas com deficiência.
Na sequência de uma queixa, a Provedoria de Justiça alertou a administração da CP para melhorar o atendimento prioritário na venda de bilhetes a deficientes.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Na sequência de uma queixa, a Provedoria de Justiça alertou a administração da CP para melhorar o atendimento prioritário na venda de bilhetes a deficientes.
O Provedor Alfredo José de Sousa concluiu que a CP tem seguido práticas “insuficientes e desadequadas” no relacionamento com os utentes, “deixando ao critério e à boa vontade do funcionário presente no local, a concessão ou não de facilidades de atendimento aos cidadãos portadores de deficiência” nos serviços de bilheteira das estações, segundo o comunicado da Provedoria.
O processo foi arquivado após o anúncio das novas medidas a ser adoptadas pela CP.
O atendimento prioritário em serviços públicos é causa de conflitos com frequência. Recentemente, o Provedor de Justiça fez um alerta semelhante à administração do Metropolitano de Lisboa, e em 2010 aos CTT. Estas intervenções foram “oportunamente acolhidas”.
Contactada pelo PÚBLICO, a CP ainda não deu qualquer resposta.