“Urban Air”: florestas suspensas em Los Angeles
Projecto propõe substituir placares publicitários por florestas de bambu suspensas
Chama-se “Urban Air” e, como o nome indica, pretende melhorar o ar que se respira nas cidades. Como é que esse propósito será conseguido? Os autores deste projecto querem adaptar as estruturas existentes para os placares publicitários para que estas recebam florestas de bambu suspensas.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Chama-se “Urban Air” e, como o nome indica, pretende melhorar o ar que se respira nas cidades. Como é que esse propósito será conseguido? Os autores deste projecto querem adaptar as estruturas existentes para os placares publicitários para que estas recebam florestas de bambu suspensas.
As estruturas, para além de garantirem a irrigação das plantas, teriam sensores que mediriam a qualidade do ar, ao mesmo tempo que enviariam essa informação, via “wi-fi”.
Uma empresa responsável pela colocação de placares, em Los Angeles, já doou algumas das suas estruturas, para que o primeiro exemplar seja construído. A equipa do “Urban Air” pretende angariar 100 mil dólares, para levar a sua ideia avante, em 2013, e já iniciou uma campanha no Kickstarter. Para já, cerca de 30 dias de ter sido criado, conseguiu cerca de 18 mil dólares.
“A minha ideia é colocar uma quebra no horizonte urbano. Assim, quando as pessoas estiverem saturadas e presas no trânsito, poderão olhar para cima e ver um espaço de ar fresco e respirar um pouco. Poderão sentir-se humanas”, explica, no vídeo da campanha, Stephen Glassman, escultor responsável pelo conceito.
Depois de este conceito ter sido vencedor da edição de 2011 do “London International Creativity Award” e de o projecto ter captado muita atenção, um grupo de pessoas de várias áreas aliou-se à ideia e criou-se dessa forma uma equipa multidisciplinar.
O prazo para a angariação termina no dia 11 de Dezembro e os responsáveis pelo "Urban Air" já garantiram que, caso o projecto seja bem sucedido em Los Angeles, a equipa pretende implementá-lo noutras cidades do mundo.