Fashion Hub distingue o design têxtil do norte português

João Pedro Filipe, Rita Afonso, Maria Azevedo, Mariana Morgado e Ricardo Andrez foram os cinco finalistas do Plataforma de Moda – Fashion Hub 2012

Fotogaleria

Hoje, 7 de Novembro, o Instituto de Design de Guimarães vai abrir as suas portas para o desfile final das coleções dos cinco designers vencedores do desafio Plataforma de Moda – Fashion Hub 2012. A iniciativa foi desenvolvida no sentido de promover o talento nacional para além de fronteiras, assim, como, o convívio entre os designers da moda portuguesa.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Hoje, 7 de Novembro, o Instituto de Design de Guimarães vai abrir as suas portas para o desfile final das coleções dos cinco designers vencedores do desafio Plataforma de Moda – Fashion Hub 2012. A iniciativa foi desenvolvida no sentido de promover o talento nacional para além de fronteiras, assim, como, o convívio entre os designers da moda portuguesa.

 

João Pedro Filipe, Rita Afonso, Maria Azevedo, Mariana Morgado e Ricardo Andrez vão apresentar colecções bastante diversificadas e com linhas criativas diferentes, todas destinadas à Primavera/Verão de 2013.

 

Um dos destaques vai para João Pedro Filipe, que chegou a ser vencedor do prémio Young Creative Fashion Entrepreneur após ter sido nomeado pelo British Council. A sua colecção chama-se “Turbina” e é inspirada nos clássicos “muscle cars” dos anos 70. Por isso as texturas são metálicas e as peles polidas são o grande destaque, em contraponto com peles de aspeto natural.

 

Rita Afonso promete surpreender com a sua colecção “Punk Rural”. Os looks são arrojados sem serem muito femininos e podem ser utilizados de uma forma mais elegante ou casual. O corte das peças é inspirado na geometria das portas das típicas igrejas do norte de Portugal e vai sobressair pela conjugação de cores sóbrias e vivas.

 

Na mesma linha criativa surge o trabalho de Maria Azevedo apelidado de “Time Flies” que vai destacar elementos que fazem lembrar as tradicionais varandas de ferro. Os estampados e as transparências não vão faltar, assim como, as texturas delicadas.

 

Ricardo Andrez irá mostrar peças que salientam a uniformidade diferindo, apenas, nas cores e nos pormenores aplicados. Por sua vez, Mariana Morgado procurou celebrar a emancipação feminina registada durante o século XIX através de bordados. As peças são feitas, sobretudo, a partir de plástico transparente e a escolha cromática passa pelo azulão, o amarelo e o verde fluorescente. 

 

Todos estes designers tiveram no passado mês de Setembro a oportunidade de ver expostas as suas colecções na London Fashion Week, uma participação que resultou de uma parceria entre a cidade de Guimarães, Capital Europeia da Cultura 2012, com o The Mushrooms Group.

 

Noite de concertos

Uma parte do desfile das colecções vai ser acompanhada pela banda portuguesa We Trust, autores do conhecido single “Time (Better Not Stop)” que atingiu cerca de 50 mil visitas num total de 62 países.

 

Após o desfile a banda irá dar mesmo um concerto para encerrar o evento, seguidos pela performance “As Bicicletas do João”.

 

A Plataforma da Moda/Fashion Hub acontece a partir das 21h30 e está integrada na programação da Semana de Moda e Criatividade de Guimarães do Instituto de Design de Guimarães.

 

As peças dos designers vão ficar na Plataforma das Artes até ao final do ano no âmbito do concurso Talentos 2012.