Ana João fez do currículo um postal e exige resposta
Para a Ana João, não é novidade nenhuma que há que "reinventar" o currículo. Na universidade, também já incentivam os alunos a inovar na altura de procurar emprego
Ana João tem um dos currículos mais originais que circulam na Internet, mas não surgiu da procura desesperada por emprego. Foi na disciplina "Projecto" — a principal do curso —, quando frequentava a licenciatura em Design, em Aveiro, que o professor a desafiou a ela e aos colegas a criarem um currículo original. Ana levou a proposta a sério.
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Ana João tem um dos currículos mais originais que circulam na Internet, mas não surgiu da procura desesperada por emprego. Foi na disciplina "Projecto" — a principal do curso —, quando frequentava a licenciatura em Design, em Aveiro, que o professor a desafiou a ela e aos colegas a criarem um currículo original. Ana levou a proposta a sério.
Investiu duas a quatro horas por dia, durante dois meses, num cartão de visita que permite aos empregadores conhecê-la melhor. Diz que gosta de fotografia, de viajar, que não sabe tocar guitarra — mas que pode aprender —, que sabe inglês, design gráfico, tipografia, vídeo e tantas outras coisas.
Mas o cartão de visita de Ana João Soutinho não é um cartão qualquer. Tem o formato de um postal e exige resposta, seguindo cinco passos que a estudante indica: "Escolher o que mais gosta em mim" (com as características retratadas em pequenos autocolantes), "completar a ilustração tendo em conta as características que escolheu" e, por fim, "tirar uma fotografia à ilustração final", "enviá-la por e-mail" e convidar Ana a "aparecer pelo estúdio".
Interactividade
O objectivo é que se promova a interactividade entre o empregador, o currículo de Ana e, por fim, a própria Ana. A jovem acredita que ninguém vai ficar indiferente ao seu currículo. "Vai despertar a curiosidade das pessoas que o receberem", conta. Pelo menos os amigos, professores, e as pessoas mais próximas já se renderam ao currículo. "Todas as pessoas têm gostado e acham uma óptima ideia", garante.
Agora, Ana João tem 21 anos, é designer e, para já, só ambiciona mesmo um "part-time" que possa conjugar com o mestrado em Design de Comunicação, na ESAD. Por causa do desejo de continuar os estudos ainda não se empenhou muito na procura de emprego.
Ainda assim, um dia — cada vez mais próximo —, espera que o seu postal interactivo faça a diferença. Até lá, uma certeza impera: "Tenho de chamar a atenção e não é com um modelo 'standard' que eu o vou conseguir", garante. "É fundamental inovar, com tanta gente no mercado. Há que se marcar a diferença desde o primeiro contacto com a pessoa a quem queremos chegar".