Cinanima com número recorde de inscrições
Foram 952 as obras a candidatarem-se à competição do Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho, que decorre de 12 a 18 de Novembro
O 36.º Cinanima - Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho, que decorre de 12 a 18 de Novembro, bateu o recorde de inscrições, com 952 obras a candidatarem-se à competição, disse a organização.
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O 36.º Cinanima - Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho, que decorre de 12 a 18 de Novembro, bateu o recorde de inscrições, com 952 obras a candidatarem-se à competição, disse a organização.
Esse número representa mais 250 filmes do que em 2010 e mais 83 do que em 2011, o que, nesta edição, conduziu à selecção de 97 trabalhos para efeitos competitivos, mais de metade dos quais serão exibidos em estreia nacional e 20 por cento em estreia mundial.
António Santos, presidente da Cooperativa Nascente, que organiza o evento desde 2006, admitiu que a actual conjuntura teve algum efeito no orçamento da iniciativa, que envolve cerca de 100 mil euros, mas garante que o Cinanima de 2012 será “um festival de grande qualidade em termos cinematográficos” e mantém-se como “um grande destino mundial do cinema de animação”.
Anunciando para as obras a concurso uma grande diversidade ao nível da técnica cinematográfica e da proveniência geográfica da produção, António Santos declara que “o cinema de autor já se habituou a encontrar no Cinanima uma plataforma de afirmação para as suas obras”, mas realça que o programa não competitivo tem também o mérito de proporcionar ao público em geral “a única oportunidade do ano para aceder a uma cinematografia que não está disponível em mais lado nenhum”.
Carla Relvas, da comissão organizadora do festival, anunciou para a competição internacional 77 curtas-metragens e duas longas, e para a nacional 18 outras obras, candidatas a diferentes prémios. Às sessões competitivas acrescem depois 170 filmes para exibição pública, entre os quais se incluem retrospetivas da escola polaca de animação, clássicos de marionetas da Eslovénia, uma selecção de obras da Alemanha, outra sobre produções realizadas com recurso a "software" livre e ainda mostras com o melhor dos festivais Cartoon D’Or e Cesar.