“Phantasticus! 2012”: os filmes de terror regressam a Lisboa
O Phantasticus! 2012 são quatro dias de cinema, arte, workshops e música alusiva ao género do terror.
É já no Halloween, dia 31 de Outubro, que os filmes de terror vão invadir Lisboa. A segunda edição do Phantasticus! volta em força com novidades para os amantes deste tipo de cinema.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
É já no Halloween, dia 31 de Outubro, que os filmes de terror vão invadir Lisboa. A segunda edição do Phantasticus! volta em força com novidades para os amantes deste tipo de cinema.
Este festival ocorre no Cine Incrível, em Almada, até ao dia 3 de Novembro. Além de seis filmes e seis curtas-metragens, contam também com a presença de vários "workshops" e de nove bandas. De acordo com um dos elementos da direcção, Bruno Simões, o cartaz desta edição “tem um cartaz mais forte e equilibrado”.
No dia 31 de Outubro, o festival abre as portas às 21h30, com o filme “Shivers”, de David Cronenberg. Pelas 23h00, a noite termina com o concerto dos Bizarra Locomotiva e Ninja Kore.
O dia 1 de Novembro é encarado como uma edição especial da ShortCutz Lisboa, onde vão ser apresentadas seis curtas-metragens. Serão também apresentados os filmes “Les Yeux Sans Visage”, de Georges Franju, e “The Dentist”, de Brian Yuzna. Ao fim da noite, actuam os Alternative Car Park e Miss Lava.
O dia 2 de Novembro é dedicado à música metal, com as performances dos Shadowsphere, We Are Damned e Crossed Fire. Vai ser também exibido o filme “Das Kabine Des Doktor Caligari”, de Robert Wiene.
O último dia, 3 de Novembro, expõe as três últimas longas-metragens do festival, “City of The Living Dead”, de Lucio Fulci, “Killer Condom”, de Martin Walz, e “Black Sheep”, de Jonathan King. O encerramento do Phantasticus! é feito pelas actuações dos Capitão Fantasma e Dead Combo.
Além da música e o cinema, estão previstos “workshops”. Vai estar disponível um mural, feito pela artista Ema Gaspar, com referências aos filmes que vão ser exibidos. Com o apoio da Monster Energy, os convidados podem também fazer uma tatuagem na actividade “Live Tattoo” com a presença de um tatuador profissional. Ainda no Phantasticus!, vai ter lugar um “workshop” sobre caracterização e com a colaboração da SinColour.
Bruno Simões afirma ainda que “este festival é mais polivalente e heterógeneo”, devido à grande oferta que tem, do cinema àmúsica e a todas actividades referentes ao tema.
O preço do bilhete diário é 10 euros, enquanto que o passe geral custa 25 euros. Estes podem ser adquiridos na Ticketline, nas lojas Carbono, e no bar Louie’s e O Covil.
A primeira edição, em 2011, durou três dias, e a abertura esteve a cargo dos Moonspell.