Há um Pato Mudo no Botânico Tropical

Trabalho feito com azulejos recuperados de várias linhas de produção descontinuadas. Utilizada técnica que permite duas leituras distintas

Foto

“Pato Mudo” é o nome do painel que é inaugurado este sábado e que se encontra na parede do Jardim Botânico Tropical, com entrada pelo Largo dos Jerónimos, em Lisboa.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

“Pato Mudo” é o nome do painel que é inaugurado este sábado e que se encontra na parede do Jardim Botânico Tropical, com entrada pelo Largo dos Jerónimos, em Lisboa.

 

O trabalho, promovido pelo Projecto Travessa da Ermida e concebido pelo estúdio Pedrita, recorre a azulejos recuperados de várias linhas de produção descontinuadas. 

Foto

 

Foto

Os autores aplicaram, nesta obra, o sistema "Grão" (em pdf), que recorre ao auxílio de meios digitais para criar uma imagem de grande dimensão.

 

Este sistema está pensado para permitir duas leituras: se o observador estiver próximo do painel, poderá contemplar, individualmente, os vários azulejos utilizados na instalação; caso esteja a grande distância, verá um pato, desenhado pela combinação dos azulejos. 

 

O painel tem 559 azulejos, 5,5 metros de comprimento e 4,5 de altura. Os promotores desta iniciativa apontam, como objectivo, "aliar a tradição do azulejo ao design nacional contemporâneo".

 

O Projecto Travessa da Ermida foi fundado em 2008 e visa promover, entre outras áreas, "a arte urbana e contemporânea, o design, a joalharia de autor e o enoturismo".