ANACOM já recebeu oito mil queixas por causa da TDT

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O fecho do sinal analógico deu-se no final de Abril mas os consumidores continuam a queixar-se da TDT Foto: PÚBLICO

Segundo ambas as entidades, a maioria das queixas está relacionada com a falta ou instabilidade do sinal digital. Ilda Matos, porta-voz da ANACOM, esclareceu ao PÚBLICO que as queixas derivam de “problemas relacionados com instalações de equipamentos”.

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Segundo ambas as entidades, a maioria das queixas está relacionada com a falta ou instabilidade do sinal digital. Ilda Matos, porta-voz da ANACOM, esclareceu ao PÚBLICO que as queixas derivam de “problemas relacionados com instalações de equipamentos”.

A ANACOM vê estes problemas como “excepções” e considera-os “pouco significativos” perante um processo que “correu bem”. Versão que a coordenadora do departamento jurídico da DECO, Ana Cristina Tapadinhas, rejeita por completo. A implementação da TDT foi um “processo pouco apelativo aos olhos dos cidadãos” devido à “falta de informação”, sublinha a representante da DECO.

A DECO faz uma “avaliação negativa do processo” e atribui “responsabilidades tripartidas ao Governo, PT e ANACOM”. Por isso, Ana Cristina Tapadinhas considera que o processo não está terminado e exige que seja feito um estudo independente sobre a implementação da TDT, por questões de “transparência e de equidade”. A associação critica também a falta de divulgação do número de consumidores que beneficiaram da mudança.

O sinal analógico foi desligado a 26 de Abril deste ano, mas os concursos para pedido de comparticipações financeiras estão abertos até ao dia 31 de Dezembro.