A casa mais pequena do mundo: tem 1 m2 e tu podes construí-la

Inventada por um arquitecto alemão, a "One-SQM-House" tem um metro quadrado e funciona como escritório, cama e cozinha. É transportável e Van Bo Le-Mentzel diz-te como a construir

Fotogaleria

Ter uma casa em qualquer parte de uma cidade pode ser algo difícil. Mas não é, desde que a casa tenha apenas um metro quadrado e possa ser transportada.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Ter uma casa em qualquer parte de uma cidade pode ser algo difícil. Mas não é, desde que a casa tenha apenas um metro quadrado e possa ser transportada.

 

O arquitecto alemão Van Bo Le-Mentzel criou, em parceria com a BMW Guggenheim Lab, o conceito de casa “Do It Yourself”, inserido no conjunto de trabalhos que desenvolve, na área do mobiliário.

Foto
Quando deitada, a casa funciona como uma cama. BMW Guggenheim Lab/Flickr

 

Foto
Quando deitada, a casa funciona como uma cama. BMW Guggenheim Lab/Flickr

A “One-SQM-House”, a casa mais pequena do mundo, tem uma janela que, tal como a porta, pode ser trancada, tem uma secretária retráctil, e pode ser deitada, para ser usada como cama. Na parte exterior, tem uma pequena banca, para cozinhar.

 

Em declarações à CNN, o arquitecto considera que um metro quadrado não será suficiente para muitas pessoas, mas acrescenta que uma casa deste tipo “permite que as pessoas pensem no espaço de que realmente precisam para serem felizes”.

 

1 euro por estadia numa destas casas

Quem quiser dormir numa destas casas tem várias hipóteses. Pode comprar os materiais (segundo o próprio arquitecto, custam cerca de 250 euros) e construí-la com as próprias mãos, seguindo as instruções que o arquitecto disponibiliza gratuitamente no seu site. Só é necessário preencher um formulárioComo “pagamento”, Van Bo Le-Mentzel apenas quer saber o que cada um planeia fazer com a sua casa. Com todas as histórias, vídeos e fotografias, talvez surja uma publicação em 2013. 

 

Para além disso, pretender dar continuidade a "workshops" em cidades populosas, para que este conceito possa ser implementado. Tudo vai dar à filosofia "Do It Yourself". No seu site, Van Bo Le-Mentzel apresenta mesas, cadeiras, sofás, candeeiros, entre outras criações, com as respectivas instruções de montagem e lista de materiais necessários. 

 

Também é possível reservar uma estadia, em Berlim, numa destas casas. O preço é de 1 euro por noite e inclui o uso dos chuveiros e da cozinha do Eastseven Hostel, bem como da rede "wi-fi" do BMW Guggenheim Lab. A página de reserva indica o preço de dez euros por noite, mas esse facto deve-se ao valor da publicação no site “Airbnb”. Os promotores destas estadias garantem que a diferença é devolvida, em dinheiro.