Munna está na final dos Prémios Internacionais de Design e Arquitectura 2012
A marca de mobiliário "Munna" já vendeu um sofá para casa de David Byrne. Sexta-feira vai a Londres com duas peças
A marca portuguesa de mobiliário Munna, da Fábrica de Matosinhos, está nomeada pelo segundo ano consecutivo para os Prémios Internacionais de Design e Arquitectura 2012, cujos vencedores serão conhecidos em Londres, Reino Unido, nesta sexta-feira.
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A marca portuguesa de mobiliário Munna, da Fábrica de Matosinhos, está nomeada pelo segundo ano consecutivo para os Prémios Internacionais de Design e Arquitectura 2012, cujos vencedores serão conhecidos em Londres, Reino Unido, nesta sexta-feira.
A poltrona “Becomes me” e o sofá “Josephine” são as peças seleccionadas pelo júri, que representam a marca no festival internacional, e integram o lote de sofás, poltronas e cadeiras de design, manufacturados na fábrica de Matosinhos, que estão a “voar” para castelos no Reino Unido e hotéis no Azerbeijão.
A fundadora da marca Munna, que significa “magia” e “poder” em árabe, estima aumentar 20% o volume de negócios em 2012. A marca portuguesa de mobiliário, que já vendeu um sofá para a casa David Byrne, o vocalista dos Talking Heads, nasceu há três anos em Leça do Balio, Matosinhos, com um investimento inicial de 200 mil euros e, no primeiro semestre deste ano, o volume de facturação foi 100 por cento oriundo da exportação, disse à Lusa Paula Sousa, fundadora e directora criativa da marca.
Tudo feito à mão
Reino Unido, França, Suíça e Arábia Saudita ou Estados Unidos são os principais destinos dos sofás em estofos de seda, das poltronas decoradas com fios de prata entrelaçados, das cadeiras de jantar em pau-preto ou dos biombos em ébano. O mobiliário, criado por designers portugueses e feitos à mão por cerca de 40 artesãos no Norte de Portugal, está espalhado por todo o mundo, “excepto na Austrália”, conta Paula Sousa.
A marca Munna estima ter um volume de negócios este ano na ordem dos 480 mil euros. Em 2011 facturou 380 mil euros, o que significa que deverá registar-se assim um aumento de 20 por cento do volume de negócios, em 2012, de acordo com a fundadora da marca.
Algumas peças de mobiliário de design Munna foram compradas recentemente para hotéis como o Four Seasons, em Baku, no Azerbeijão, James’Court ou o London May Fair, em Londres, no Reino Unido, La Maison Favart, em Marivaux, França, ou o Murmuri de Barcelona, em Espanha.
A internacionalização é a “estratégia” da marca portuguesa que trabalha com gabinetes de design e arquitectura mundiais, numa lógica de “business to business”, sem haver venda direta ao consumidor final. A Munna aposta em técnicas ancestrais portuguesas de materiais de alta qualidade, como o veludo, seda, prata, ouro ou madeiras nobres, como o pau-santo (árvore americana) e o ébano (árvore do Sri Lanca e Malaca).