Benetton quer encontrar o “Desempregado do Ano”
Marca italiana desafia jovens desempregados de todo o mundo, entre os 18 e os 30 anos, a relatarem o seu “currículo do desemprego”. Os 100 projectos mais votados serão financiados com 5 mil euros
O "slogan" da mais recente campanha publicitária da marca de roupa convida a uma reflexão sobre o desemprego jovem. A United Colors of Benetton procura o “Desempregado do Ano” e para o encontrar lançou um concurso, aberto a jovens de todo o mundo com idades entre os 18 e os 30 anos.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
O "slogan" da mais recente campanha publicitária da marca de roupa convida a uma reflexão sobre o desemprego jovem. A United Colors of Benetton procura o “Desempregado do Ano” e para o encontrar lançou um concurso, aberto a jovens de todo o mundo com idades entre os 18 e os 30 anos.
A marca italiana, conhecida por apostar em campanhas polémicas, quer conhecer histórias de “currículos de desempregos”: os estudos, as capacidades e o fracasso dos jovens na hora de procurar um emprego à medida, diz o jornal espanhol El País.
Além destes relatos, a Benetton, através da Fundação Unhate, recebe projectos pessoais, dos mesmos jovens, até 14 de Outubro, desde que "em consonância com a filosofia e os valores fundamentais da Fundação Unhate", dita o regulamento. Os 100 mais votados recebem “o montante de 5 mil euros cada”, pode ler-se página da campanha. A condição é que sejam desempregados.
Para promover o concurso, a marca exibe, no site, fotografias de jovens vestidos para uma entrevista de emprego, lado a lado com uma legenda que conta a sua história. Fica-se, assim, a saber que James, de 23 anos, é um “não engenheiro de som do Reino Unido” e que Eno, de 28, é um “não actor nos EUA”. Para a Benetton, cada relato – e retrato – de desemprego é único: “1 dos quase 100 milhões de jovens com menos de 30 anos à procura de emprego”.
Na apresentação pública da campanha, que aconteceu em Londres, Alessandro Benetton, o novo presidente de marca, explicou que o objectivo é chamar a atenção para um problema social que alastra em todo o mundo. “Pela primeira vez, em muitos anos, os nossos filhos vão ter uma vida mais dura do que a dos seus pais”, cita o jornal espanhol. “Esta campanha pode parecer menos impactante do que as anteriores, mas o assunto é mais grave.”