O maior barco de papel do mundo navegará no rio Tejo?
O barco, de papel e cartão, mode 6,5 metros de comprimento e 130 quilos de peso. Vai ser lançado à água no sábado
O maior barco de papel do mundo, com 6,5 metros de comprimento e 130 quilos de peso, vai ser lançado à água do Tejo no sábado, na doca de Belém, anunciou o responsável pela construção.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
O maior barco de papel do mundo, com 6,5 metros de comprimento e 130 quilos de peso, vai ser lançado à água do Tejo no sábado, na doca de Belém, anunciou o responsável pela construção.
André Dias disse à Lusa que a bordo da embarcação seguirá um “tripulante”, com um peso entre os 70 e os 80 quilos. Acrescentou que a embarcação entrará para o livro de recordes Guinness se se mantiver a navegar durante 10 minutos. “A grande incógnita é mesmo essa, a do equilíbrio do barco. Poderá haver alguém que acabe por tomar um banho forçado. Mas estou esperançado de que tudo vai correr bem”, acrescentou André Dias.
O barco foi construído numa oficina em Adães, Barcelos, e hoje mesmo seguirá, de camião, para Lisboa. É feito em papel, cartão e tubos de cartão, sendo que no fundo tem uma placa de esferovite, para assegurar a sua flutuação. Na sua construção, estiveram envolvidas cinco pessoas, sob a orientação de André Dias, especialista em cenografia.
A embarcação será um “número extra” do IX Troféu Almada Fórum, uma regata de Lisboa em que se compete em várias modalidades, como vela cruzeiro, vela ligeira, remo e windsurf, entre outras. “É uma edição que pode ficar na história, pelo recorde do mundo do barco de papel”, referiu Paulo Alves, da organização da regata.