Festival de cinema ambiental com 297 filmes inscritos
A 18.ª edição do CineEco — Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela realiza-se, em Seia, de 6 a 13 de Outubro. Programação definitiva é conhecida em Setembro
A organização do CineEco — Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela anunciou esta segunda-feira que recebeu a inscrição de 297 filmes para o evento a realizar, em Seia, entre de 6 e 13 de Outubro.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
A organização do CineEco — Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela anunciou esta segunda-feira que recebeu a inscrição de 297 filmes para o evento a realizar, em Seia, entre de 6 e 13 de Outubro.
“As inscrições encerraram a 6 de Agosto e foram inscritos 297 filmes provenientes de vários países que serão seleccionados e divididos nas secções competitivas e paralelas”, disse à agência Lusa Mário Jorge Branquinho, director do festival. O responsável pelo 18.º CineEco acrescentou que a programação definitiva “vai ser anunciada em meados de Setembro”, afirmando que a edição deste ano terá muita qualidade.
“Consideramos que é o melhor ano em termos de qualidade de filmes de todo o mundo, porque verificamos há uma melhoria muito substancial” nas obras submetidas a concurso, vaticinou. Mário Jorge Branquinho referiu que neste momento “estão a ser selecionados mais de trinta filmes”, dedicados à ecologia, preservação da natureza, culturas tradicionais, viagens e turismo, para exibição nas várias categorias do festival.
Da biodiversidade à requalificação urbana
A comissão de selecção é constituída por Mário Jorge Branquinho, Carlos Teófilo e José Vieira Mendes (jornalista, crítico de cinema e programador). As obras cinematográficas inscritas no CineEco 2012 estão a ser seleccionadas para as secções de competição internacional (longas, médias e curtas metragens de ficção, animação e documentário) e competição Lusófona (curtas, médias e longas metragens de países da língua portuguesa), indicou o director do festival.
A selecção de filmes terá em conta “a realização do Ano do Brasil em Portugal, com uma forte presença de filmes brasileiros, tanto a concurso como integrados nas secções paralelas”. A programação cinematográfica do Festival de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, a exibir em três auditórios da Casa Municipal de Cultura de Seia, será complementada com várias actividades paralelas destinadas ao público em geral.
Um dos destaques vai para a GLOCAL 2012 - Conferência de Agenda 21 Sustentabilidade Local, uma iniciativa que terá lugar nos dias 11 e 12 de Outubro, com a discussão de temas como economia verde e baixo carbono, inovação social, gastronomia sustentável e resgate territorial, entre outros.
O CineEco é organizado pelo município de Seia e tem como principal objectivo a divulgação de valores naturais e ecológicos, através do cinema e de actividades culturais, que abordam temas da actualidade como a biodiversidade, sustentabilidade, energias renováveis, requalificação urbana, alimentação biológica e compromissos ambientais de uma forma abrangente e pedagógica.