Barcelona começa com “manita” e foge ao Real Madrid
A estreia de Vilanova não poderia ter começado de uma forma mais emocionante. Aos 15 minutos de jogo a sua equipa já vencia por 3-1 e fazia lembrar o festival ofensivo da era Guardiola.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
A estreia de Vilanova não poderia ter começado de uma forma mais emocionante. Aos 15 minutos de jogo a sua equipa já vencia por 3-1 e fazia lembrar o festival ofensivo da era Guardiola.
Puyol inaugurou o marcador de cabeça, aos três minutos, depois de um canto de Xavi.
A Real Sociedad empatou seis minutos depois, por Chori Castro, após uma excelente assistência de Illarramendi.
Aos 11 e 15 minutos, Messi fez o 2-1 e 3-1, com passes de Pedro e Tello. Este último, que foi a surpresa no “onze” de Vilanova, apresentou-se a um nível muito elevado a jogar pelo corredor esquerdo.
O reforço Jordi Alba, contratado ao Valência, foi titular a lateral-esquerdo. O outro reforço, Alex Song (ex-Arsenal), ainda não esteve à disposição do treinador “blaugrana”.
O quarto golo quase surgiu imediatamente depois, novamente por Messi, mas o argentino “decidiu” que a corrida a “pichichi” – melhor marcador – deveria ser mais emocionante. Corrida essa que se adivinha entre o n.º10 do Barça e Cristiano Ronaldo, que não marcou qualquer golo no empate frente ao Valência (1-1).
O 4-1 surgiu por Pedro, aos 41 minutos, depois de novo trabalho de qualidade de Tello na esquerda. O quinto golo chegou pelo pé esquerdo do avançado asturiano David Villa, depois de um passe de Iniesta.
Esta primeira jornada marca os regressos de Puyol e Villa (entrou por Pedro aos 74´), que falharam o Euro 2012 por lesão, e a estreia de Tito Vilanova no banco de suplentes, sucedendo a Pep Guardiola.
O primeiro capítulo da luta pelo campeonato foi favorável ao Barcelona, que já tem mais dois pontos que o Real Madrid.
Na próxima jornada o Real Madrid joga em casa do Getafe, o novo clube de Tiago Pinto (ex-Rio Ave). Já o Barcelona vai jogar em Pamplona, frente ao Osasuna.