O Excel não é só para fórmulas chatas: também dá para fazer animações em “stop motion”

Joe Penna, MysteryGuitarMan no YouTube, prova-o no último vídeo: uma animação em “stop motion” numa folha de cálculo do Excel. Perdão, do OpenOffice Calc

Foto

Da próxima vez que estejas à nora com fórmulas, funções e folhas de cálculo pensa que podes estar perante um óptima ferramenta artística, criativa e lúdica. Joe Penna que o diga.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Da próxima vez que estejas à nora com fórmulas, funções e folhas de cálculo pensa que podes estar perante um óptima ferramenta artística, criativa e lúdica. Joe Penna que o diga.

Em menos de cinco horas criou uma animação em "stop motion", visível no vídeo acima, recorrendo ao Excel (ou, neste caso, ao "open-source" OpenOffice Calc). Claro que para isso teve de colorir, pacientemente, célula a célula, tendo por base um padrão de mosaico, gerado a partir das imagens captadas por uma câmara de filmar (ver vídeo do "maging of" à esquerda).

O vídeo, publicado a 9 de Agosto, já teve mais de 300 mil visualizações. Mas Joe, MysteryGuitarMan no YouTube, não é, de todo, novato nestas andanças virais. Vamos a números: o seu canal tem mais de dois milhões de subscritores e os vídeos contam já com 324 milhões de visitas. Na verdade, ele é uma verdadeira estrela da Internet, com direito a página na Wikipédia e presença no canal YouTube Play, uma colaboração da plataforma de vídeos com o Guggenheim.

"Guitar: Impossible", hoje com mais de 14 milhões de visualizações, catapultou-o para a fama, ao aparecer na primeira página do YouTube (e depois do MSN), tal como já tinha acontecido com "The Puzzle", de 2007. Já o vimos a fazer uma sinfonia de vuvuzelas, música com a casa inteira  (técnica que provavelmente terá inspirado a portuguesa "Ca Ganda Som !!!"), a tocar Mozart com garrafas de cerveja, Carlos Gardel com balões, Queen, Michael Jackson e "We Are Young", dos Fun, um vídeo conseguido ao 238.º "take". Até o pedido de casamento à namorada passou por aqui; e não esquecer que teima em tentar que nós, utilizadores, também toquemos qualquer coisa, explorando a interactividade do YouTube. 


E pensar que este músico brasileiro, paulista, na casa dos 20 anos, a viver nos EUA desde os 12 anos, estava a estudar medicina na Universidade de Massachusetts para se tornar cirurgião cárdiotorácico. Desistiu. Pelos vídeos.