Preços do gasóleo e da gasolina sobem até três cêntimos na próxima semana
Fonte do sector adiantou à Lusa que a evolução das cotações nos mercados internacionais permite antecipar uma subida no preço dos dois combustíveis naquele montante.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Fonte do sector adiantou à Lusa que a evolução das cotações nos mercados internacionais permite antecipar uma subida no preço dos dois combustíveis naquele montante.
O preço médio do gasóleo actualmente é de 1,444 euros/litro, enquanto a gasolina 95 custa, em média, 1,653 euros/litro, segundo a informação disponibilizada pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), tendo como referência os preços de 2598 postos de abastecimento em Portugal continental.
Esta nova subida do preço das cotações está relacionada com a diminuição generalizada dos stocks de crude e de produtos refinados nos Estados Unidos e com a instabilidade no Médio Oriente, sendo agravada pela desvalorização do euro face ao dólar registada nos últimos dias.
Desde o início de Julho, quando se iniciou o mais recente ciclo de aumento das cotações dos dois combustíveis, o gasóleo e a gasolina registam uma subida acumulada de cerca de 11 cêntimos. Ainda assim, ficarão abaixo dos recordes registados em Março e Abril deste ano: cerca de um cêntimo abaixo no caso do gasóleo e seis cêntimos no caso da gasolina.