Há 30 anos que cinco amigos tiram a mesma fotografia

Sem saber, começaram uma tradição em 1982, quando passavam férias na Califórnia. A fotografia mais recente, com data de Junho de 2012, mostra os cinco amigos, com pose semelhante, 30 anos mais velhos

Foto
A fotografia de 1982

John Wardlaw, John Dickson, Mark Rumer, Dallas Burney e John Molony escolheram a maneira mais estranha para preservarem a sua amizade: há 30 anos que os cinco amigos norte-americanos tiram a mesma fotografia de férias em Copco Lake, na Califórnia.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

John Wardlaw, John Dickson, Mark Rumer, Dallas Burney e John Molony escolheram a maneira mais estranha para preservarem a sua amizade: há 30 anos que os cinco amigos norte-americanos tiram a mesma fotografia de férias em Copco Lake, na Califórnia.

Tudo começou em 1982, quando tinham todos 19 anos, e, desde então, o momento em que a família e os amigos se reunem para o habitual momento “Quero ver as fotografias das tuas férias” assumiu um significado diferente. Isto porque, de cinco em cinco anos, estes cinco amigos do tempo do liceu simulam a fotografia pioneira, tirada numa viagem de Verão quando ainda eram adolescentes.

Apesar de a situação ser sempre a mesma, alguns detalhes foram alterados. Os cabelos dos cinco amigos perderam cor e comprimento, a idade deu mais peso a quase todos e, talvez por isso, entre a fotografia mais antiga e a mais recente (tirada em Junho deste ano), os três que apareciam em tronco nú decidiram vestir uma t-shirt.

Foto
A mais recente data de Junho de 2012

“Há razões para termos decidido tirar a fotografia com t-shirts”, diz Dickson no site que mantém especialmente dedicado a esses momentos. “É como uma relação orgânica que evoluiu de colegas de liceu para amigos com interesses comuns”, diz Molony. “Olho para as fotografias e penso nas relações que tive”, conta Dickson. “Se olhares com atenção, as alianças de casamento vão e vêm.”

Foto
Dez anos depois da primeira fotografia, em 1992, todos amigos vestiram t-shirts

As expressões, por sua vez, mantiveram-se quase intactas. À CNN, John Wardlaw, conhecido por Wedge, admite que ainda hoje não sabe o porquê de todos terem um ar “misterioso e sombrio”. “Tenho a certeza de que todos achámos que estávamos a ser mesmo cool”, brinca.

Nenhum deles tinha a noção de que iam começar uma tradição, foi apenas uma “casualidade”. Com o temporizador da máquina de 35 milímetros de John Dickson, J.D., a primeira imagem foi tirada, depois de todos terem ensaiado várias poses.

Wardlaw, a cuja família pertencia a cabana onde ficaram no Verão de 1982, foi quem teve a ideia de repetir a fotografia, pela primeira vez, em 1987. Nesse ano, a barata que aparece dentro de um frasco de vidro na fotografia original já não consta, e o frasco também já não é o mesmo.

Só em 1995, 15 anos depois da primeira imagem, os amigos, já na casa dos 30, decidiram transformar aquele momento numa espécie de tradição que, segundo Dickson, é para manter “no matter what”. Até agora já tiraram sete fotografias para o álbum.