Inspira-te no pintor japonês Ito Jakuchu e ganha 5 mil euros
Inspira-te, inventa e cria uma proposta de arquitectura, design, fotografia, ilustração, têxtil e cinema. Tens até 14 de Setembro
Chama-se "Ito Jakucho Inspired". É um concurso internacional de arte e design no qual podem participar estudantes e profissionais — ou qualquer pessoa interessada.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Chama-se "Ito Jakucho Inspired". É um concurso internacional de arte e design no qual podem participar estudantes e profissionais — ou qualquer pessoa interessada.
O objectivo é encontrar um ou mais trabalhos que reflictam as obras do pintor japonês Ito Jakucho. O prémio? 5 mil euros para o primeiro lugar, 3 mil euros para o segundo classificado e no terceiro lugar há hipótese de haver dois vencedores que vão receber mil euros cada.
Organizado pelo designboom e a DA - Japan Design Association, os participantes podem enviar no máximo três propostas até ao dia 14 de Setembro. A inscrição é gratuita e podem ser enviados trabalhos dentro das seguintes áreas: arquitectura, design de interiores, design de produto, design gráfico, arte, fotografia, ilustração, design de moda, têxtil e cinema.
Os projectos seleccionados vão ser apresentados numa exposição que junta vários trabalhos também inspirados nas obras de Ito Jakuchu. Esta exposição vai estar integrada na Tokyo Designers Week 2012 que se realiza entre 30 de Outubro e 5 de Novembro.
De forma a celebrar os trabalhos de Ito Jakuchu, este concurso tem um significado simbólico. "A humanidade deve, agora, reconciliar a natureza e a parte artificial, até encontrar um equilíbrio", pode lers-se na página do concurso.
Ito Jakucho foi um dos mais emblemáticos pintores japoneses durante o final do século XVIII e o início do século XIX. Ligado aos ideias budistas, Jakuchu pintava tudo o que via, sobretudo, animais e pássaros. Um dos seus trabalhos mais conhecidos chama-se Colorful Realm of Living Beings, que integra 33 pinturas. Um obra que até ao mês de Abril esteve em exposição na National Gallery of Art em Washington.