Um pé e um cão: eis a primeira fotografia do Instagram
Foi no dia 16 de Julho de 2010 que se fez o upload da primeira foto no Instagram. Cães e pés são, ainda hoje, dois dos elementos mais fotografados pelos "instagramers"
Não é apenas uma das milhares de fotografias que são tiradas diariamente por usuários do Instagram em todo o mundo, ainda que os elementos fotografados – um pé e um cão – sejam, ainda hoje, dois dos mais populares nesta rede social.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Não é apenas uma das milhares de fotografias que são tiradas diariamente por usuários do Instagram em todo o mundo, ainda que os elementos fotografados – um pé e um cão – sejam, ainda hoje, dois dos mais populares nesta rede social.
Fez ontem, dia 16 de Julho, dois anos que o Instagram fez o primeiro teste: o upload de uma fotografia a que chamaram Codename. Era o pontapé de saída para a abertura do Instagram, que viria a acontecer três meses depois, em Outubro de 2010.
A imagem, atribuída ao co-fundador do Instagram, Kevin Systrom, terá sido tirada num bar mexicano, aos pés da namorada do "fotógrafo" e a um cão que não se sabe a quem pertence.
Um ano e nove meses depois da abertura ao público muita coisa mudou: o Instagram foi comprado pelo Facebook, numa operação que envolveu mil milhões de euros, da rede social fazem parte mais de 50 milhões de pessoas que já partilharam mais de um bilião de fotografias e, por segundo, estima-se que sejam feitos 575 "likes".
Na semana em que se assinala também os vinte anos do upload da primeira fotografia na internet e de tudo o que mudou nestas duas décadas, falamos também do que continua igual: aos cães e aos pés, juntam-se os gatos, as pontes e o “brunch” como os elementos mais fotografados pelos utilizadores do Instagram.