Nike e uma t-shirt com o registo de batimentos cardíacos

São estudantes de design e criaram cinco t-shirts para uma colecção da Nike. Inspirados por atletas de alta competição, no processo criativo há mãos com graxa preta e máquinas que desenham batimentos cardíacos

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DR

"Journey to Greatness" é nome do projecto que envolveu estudantes de design e a Nike. Durante seis meses, 16 alunos da University of the Arts London (UAL) criaram uma colecção de t-shirts inspirada nos atletas: Paula Radcliffe (recordista mundial de maratona), Dai Greene (campeão do mundo nos 400 metros), Harry Aikines-Aryeetey (velocista de 100 e 200 metros) e Allyson Felix (medalha de ouro olímpica dos 200 metros).

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"Journey to Greatness" é nome do projecto que envolveu estudantes de design e a Nike. Durante seis meses, 16 alunos da University of the Arts London (UAL) criaram uma colecção de t-shirts inspirada nos atletas: Paula Radcliffe (recordista mundial de maratona), Dai Greene (campeão do mundo nos 400 metros), Harry Aikines-Aryeetey (velocista de 100 e 200 metros) e Allyson Felix (medalha de ouro olímpica dos 200 metros).

Distribuídos em grupos de quatro elementos, os estudantes de design criaram e desenvolveram cinco t-shirts. O objectivo? Interpretar o percurso e tudo o que rodeia os treinos e preparação dos atletas para os grandes momentos da sua vida — as competições.

Henry, Guily, Lucy e Jonathan, alunos da Central St. Martins (CSM), foram para além dos espaços das competições. Queriam descrever o momento de acção, os elementos que envolvem o treino, não apenas o momento final. Porque um desporto não se limita ao espaço onde decorre, como uma pista ou um campo (ver vídeo à esquerda).

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Ryan Hopkins

Foram, por isso, para um ringue de boxe com folhas, tecido e t-shirts brancas, graxa preta e experimentaram. Pintaram as costas das mãos com a graxa, colocaram uma t-shirt sobre um saco de boxe e imitaram um pugilista — desataram aos murros contra o saco. No tecido branco ficaram as marcas desta experiência que resultou na ilustração de uma das t-shirts.

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Ryan Hopkins

Risco atrás de risco 

Já Alex, Freya, Sarah e Valentina, estudantes da London College of Communication (LCC), inspiraram-se nas palavras de um atleta, para quem "vencer é viciante", apesar de ser necessária "bastante determinação", até porque os treinos são "muito repetitivos". 

Determinação, repetição e vício foram os conceitos que fizeram desenrolar todo o processo criativo. Por entre espirógrafos, caleidoscópios e estroboscópios encontraram uma máquina desenvolvida por Robert Howsare e decidiram criar uma nova baseada neste modelo. Depois, durante uma corrida de cinco quilómetros que todos os alunos realizaram com os atletas convidados, os estudantes de design gravaram o ritmo cardíaco e o tempo de um dos atletas. Introduziram essa informação na máquina movida a discos de vinil e conseguiram um aglomerado de "rabiscos" que resultou no design de uma das t-shirts.

No projecto coordenado por David White, artista e colaborador da marca de desporto, e também pelo director de design da LCC, Lawrence Zeegen, as t-shirts da Nike idealizadas por estes estudantes de design vão estar à venda a partir de 14 de Julho, por 35 libras, na Nike Town London e na 1948 London. Para além da CSM e da LCC, também estiveram envolvidas no projecto instituições como London College of Fashion (LCF), Camberwell e Chelsea and Wimbledon (CCW).