Viana não autoriza tourada com anões e touros pequenos a fazerem acrobacias

O "flyer da Comissão de Festas de S. Simão prevê "humor, emoção, suspance [sic], perigo" e um show de Ananita Striptizza

Fotogaleria

Tourada de Anões. É assim apresentada a festa organizada pela Comissão de Festas de S. Simão, que no Facebook antecipa em vídeo esse momento.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Tourada de Anões. É assim apresentada a festa organizada pela Comissão de Festas de S. Simão, que no Facebook antecipa em vídeo esse momento.

O pedido de licenciamento da tourada com anões, anunciada para domingo em Mazarefes, Viana do Castelo, ainda não entrou na câmara, mas o presidente, José Maria Costa, já avisou que não será deferido.

O autarca lembra que o município foi pioneiro no país, em 2009, ao proibir qualquer espectáculo tauromáquico, no espaço público ou privado. Sublinha que nesta “cidade antitouradas” são proibidos espectáculos que “explorem, desrespeitem e maltratem os animais”.

A organizadora da tourada com anões, a Comissão de Festas de S. Simão, admite que ainda “está a tratar do licenciamento”, mas já distribuiu "flyers" sobre o espectáculo — que prevê "humor, emoção, suspance [sic], perigo" e um show de "Ananita Striptizza" —, que implica montar uma arena, algo que é interdito em Viana.

José Borlido, da comissão, entende que estas interdições não se aplicam, por não estar em causa uma tourada tradicional mas sim um espectáculo de humor.

“São anões e touros pequenos a fazer acrobacias, para fazer rir o público. Não há ferros nem cavalos”, enfatiza. A iniciativa visa angariar fundos para a romaria de S. Simão, em Agosto.