Cavaco Silva tem um dueto com o designer Paulo Lobo
José Mourinho e Cristiano Ronaldo, Manoel de Oliveira e Ramos Horta, Mia Couto e Maria Bethânia. Cada uma das cadeiras personalizadas no projecto Duets será posteriormente leiloada
Cavaco Silva conheceu hoje, na Sala das Bicas, em Belém, a sua cadeira, especialmente criada pelo designer Paulo Lobo como parte do projecto Duets, iniciativa de Paredes – Polo do Design de Mobiliário que engloba mais dez cadeiras e outros tantos designers de renome internacional.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Cavaco Silva conheceu hoje, na Sala das Bicas, em Belém, a sua cadeira, especialmente criada pelo designer Paulo Lobo como parte do projecto Duets, iniciativa de Paredes – Polo do Design de Mobiliário que engloba mais dez cadeiras e outros tantos designers de renome internacional.
A peça de Paulo Lobo (o P3 revela alguns dos esboços preliminares) integra o Duets, uma série de onze duetos que junta o design a personalidades de diversas áreas. “Cada cadeira reflectirá o arrojo criativo de quem a desenha e a função e o perfil da personalidade para quem é criada”, pode ler-se em comunicado.
Para além da dupla Cavaco Silva / Paulo Lobo, aqui fica a lista das restantes “parcerias”: Zalmai / Arquitectos Anónimos, José Mourinho / Indi Design (Rui Pedro Freire e José Luís Ferrreira), Cristiano Ronaldo / Nini Andrade Silva, Souto de Moura / Design Factory (Carlos Santos), Manoel de Oliveira / Paolo Deganello, Ramos Horta / Riccardo Dalisi, Luciano Benetton / Luís Pereira Miguel, Mia Couto / Luigi Baroli, Mariza / Alessandro Mendini e Maria Bethânia / Paolo Rizzatto.
As onze peças estarão, entre 14 de Setembro e 18 de Novembro, expostas em Paredes no Art on Chairs, um conjunto de oito exposições que tem a cadeira como ícone.
O Art on Chairs, explica a organização, “lança Paredes como um polo agregador da modernidade na indústria do mobiliário, em particular, e da produção industrial de vanguarda”. Em 2013, o Art on Chairs percorrerá um circuito internacional de exposições.
“É o prelúdio de um grande projecto que passa por uma profunda regeneração urbana, económica e social, da qual resultará, por exemplo, a Fábrica do Design e uma Incubadora com dez residências artísticas e um amplo espaço de trabalho que permitirá revolucionar o tecido industrial de Paredes”.
Parceria com as Nações Unidas
O Duets acontece no quadro de uma parceria entre o município de Paredes e o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), para o qual reverterão as receitas de um leilão de cada uma das 11 cadeiras, a ser conduzido, em breve, por uma grande casa leiloeira internacional.
De cada um dos onze duetos resultou a prototipagem e produção, por empresas de Paredes, de cinco cadeiras. Cada convidado (personalidade e designer) recebe um exemplar, ficando uma na posse da Câmara Municipal e outra para a empresa produtora.