Cinema: menos 1,2 milhões de espectadores em 2012

O primeiro semestre de 2012 registou não só menos 17,4% de espectadores mas também menos 4,6 milhões de euros de receita de bilheteira do que em igual período de 2011

Foto
Reuters

As salas de cinema perderam este ano 1,2 milhões de espectadores e 4,6 milhões de euros de receita de bilheteira, segundo dados do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA) sobre a exibição de cinema comercial em Portugal.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

As salas de cinema perderam este ano 1,2 milhões de espectadores e 4,6 milhões de euros de receita de bilheteira, segundo dados do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA) sobre a exibição de cinema comercial em Portugal.

O primeiro semestre de 2012 registou 6.134.099 espectadores nas salas, menos 17,4% que o mesmo período de 2011.
Quanto a receita bruta de bilheteira também se registou uma quebra acentuada, de 4,6 milhões de euros (12,5%) para um total de 32,7 milhões de euros.

Abril foi o único mês que não registou uma quebra no número de espectadores e receitas de vendas de bilhetes, com 1.321.738 entradas e 7,3 milhões de euros, isto comparando com abril de 2011. Em termos de distribuição geográfica, ainda persistem as assimetrias na exibição cinematográfica comercial.

"Cosmopolis": produção portuguesa

O ICA contou como produção portuguesa — embora seja co-produção de Paulo Branco com outros parceiros internacionais — o filme “Cosmopolis”, de David Cronenberg, visto por 27.785 espectadores.

O terceiro filme português mais visto este ano foi o premiado “Tabu”, de Miguel Gomes, com 20.325 espectadores.

Há dois documentários entre os dez filmes portugueses mais vistos: “É na terra não é na lua”, de Gonçalo Tocha, que também já somou vários prémios e que contou com 3.737 espectadores, e “Linha Vermelha”, de José Filipe Costa, com 2.674 espectadores.
O filme estrangeiro que somou mais espectadores este ano foi a comédia “American Pie: O Reencontro”, de Jon Hurwitz e Hayden Schlossberg, com 331.571 espectadores.

A Zon Lusomundo voltou a ser a distribuidora que mais arrecadou com as estreias comerciais este ano, com 17,2 milhões de euros, mas sofreu uma quebra de 8,9 por cento face a 2011.

Do total das distribuidoras, a Zon Lusomundo ultrapassa os 50 por cento de receita bruta de bilheteira e espectadores.