Dia Mundial da Felicidade: o Butão propôs, a ONU aprovou
A assembleia-geral da ONU sublinhou que “a procura da felicidade é um dos objectivos fundamentais do ser humano”. E não é? Pelo menos no dia 20 de Março de cada ano
A assembleia-geral das Nações Unidas aprovou uma resolução inesperada: a criação do Dia Internacional da Felicidade vai ser comemorado, todos os anos, a 20 de Março.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
A assembleia-geral das Nações Unidas aprovou uma resolução inesperada: a criação do Dia Internacional da Felicidade vai ser comemorado, todos os anos, a 20 de Março.
Na resolução, aprovada por consenso, a assembleia-geral da ONU sublinhou que “a procura da felicidade é um dos objectivos fundamentais do ser humano”. E não é?
A resolução pede a todos os 193 Estados-membros da organização que celebrem o dia “de forma apropriada, nomeadamente com actividades pedagógicas”.
A ideia para a criação deste dia foi lançada pelo Butão, um pequeno reino budista localizado nos Himalaias, que adopta como estatística oficial a “Felicidade Nacional Bruta” em vez do Produto Interno Bruto (PIB).
O calendário da ONU integra até hoje 120 dias mundiais e internacionais dedicados a temas diversos como às mulheres rurais (15 de Outubro), ao jazz (30 de Abril) ou às aves migratórias (14/15 de Maio).
O dia 20 de Março já é reconhecido como o Dia Internacional da Francofonia.