Facebook está a impor o seu próprio email aos utilizadores

Foto
O Facebook levou a cabo mudanças na Informação de Contacto DR

O alerta foi dado pela revista Forbes, depois de ter notado que os endereços electrónicos tinham sido substituídos por novos emails do Facebook, aproveitando o radical do email já disponibilizado pelos utilizadores.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O alerta foi dado pela revista Forbes, depois de ter notado que os endereços electrónicos tinham sido substituídos por novos emails do Facebook, aproveitando o radical do email já disponibilizado pelos utilizadores.

Argumenta-se que esta acção global do Facebook tem a intenção de relançar o seu serviço de email criado em 2010 e apelidado de “assassino do Gmail” mas que, de lá para cá, não tem feito grande mossa ao serviço de correio electrónico do Google.

Caso esteja de acordo com esta mudança e queira deixar estar as coisas como elas foram decididas pelo Facebook, então de cada vez que alguém lhe enviar um email para um endereço @facebook, essa mensagem irá aparecer-lhe no mesmo sítio em que agora lhe aparecem as mensagens pessoais (canto superior esquerdo do seu perfil).

Depois de estas alterações terem sido conhecidas, um porta-voz do Facebook veio confirmar estas mudanças (que aparentemente já tiveram início em Abril), mas sublinha que a rede social também dá a possibilidade aos seus utilizadores de voltarem às definições originais.

“Desde o lançamento da nova timeline que as pessoas têm a possibilidade de controlar que mensagens querem mostrar ou esconder nos seus próprios murais, e agora estamos a estender isso a outras informações que elas disponibilizam, começando pelo email do Facebook”, indicou o porta-voz Andrew Noyes à revista “Forbes”.

Esta tendência para obrigar os seus utilizadores a fazerem opt out das mudanças que a rede social vai introduzindo já valeu ao Facebook muitas críticas no passado. A rede social viu-se envolvida numa série de polémicas relacionadas com a privacidade dos seus utilizadores. Em Agosto de 2010, por exemplo, o Facebook lançou um novo serviço de geolocalização chamado Places, que necessitava que os utilizadores o desactivassem se não quiserem que os outros contactos o conseguissem localizar.

Precisamente por causa deste tipo de polémicas, em Novembro do ano passado o Facebook chegou a acordo com o regulador norte-americano - a Comissão Federal do Comércio - e ficou então decidido que a rede social teria de passar a pedir a aprovação dos membros da rede antes de levar a cabo qualquer mudança nas definições de privacidade.

Como eliminar o email facebook

Caso queira repor o email pessoal ou de trabalho pré-existente na sua “Informação de Contacto”, eis o que tem de fazer:1 - Aceda ao seu perfil de Facebook
2 - Escolha, do lado esquerdo, a opção “Informação”
3 - Faça
scroll down até chegar ao último item - “Informação de Contacto”4 - Carregue em “Editar”
5 - Logo na primeira secção, dos e-mails, irá reparar que conta agora com o seu endereço de e-mail pré-existente e o seu endereço de e-mail do Facebook. Escolha a opção “Mostrado no Perfil” para o seu e-mail pré-existente e “Ocultado do Perfil” para o seu novo e-mail Facebook (zona do quadrado vermelho da imagem que acompanha esta notícia).
6 - Carregue em “Guardar Alterações” no final da página