Keep an Eye: uma aplicação anti-roubo do computador
Keep an Eye é uma aplicação desenvolvida por uma empresa portuguesa, que vigia o computador quando o deixamos sozinho em qualquer espaço
Estamos na biblioteca com o computador ligado, queremos ir à casa de banho ou fumar um cigarro. E o computador? Paciência, tem de ficar sozinho por uns instantes.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Estamos na biblioteca com o computador ligado, queremos ir à casa de banho ou fumar um cigarro. E o computador? Paciência, tem de ficar sozinho por uns instantes.
Esta situação é comum a várias pessoas. Pode acontecer na biblioteca, no café ou no trabalho. A aplicação Keep an Eye quer resolver este problema. Como? Cada vez que alguém ou alguma coisa toca no computador — pode ser uma tecla pressionada ou o rato movido — é enviando instantaneamente um alerta para o telemóvel a avisar o que aconteceu.
A Keep an Eye é a primera aplicação para smartphones, a ser desenvolvida para este fim. Tem o preço de 0,79€ e pode ser descarregada na App Store.
Miguel Almeida, um dos autores da aplicação e membro da Paradigma, explica que "a aplicação é instalada apenas no telemóvel e comunica com o website que está aberto no computador em questão". Este novo formato de interacção computador-telefone foi trabalho a fundo pela Paradigma, empresa que está por detrás da aplicação. "Apenas apontando o telefone para um QR Code apresentado no site, a ligação [que deverá ser lido pela câmara do telefone] entre o computador e o telefone fica concluída", conta.
Esta aplicação também aproveita os sensores de movimento (acelerómetros) que os computadores mais actuais têm incorporados. "Parece mágico", pelos menos "quem já experimentou percebe exactamente isso", observa Miguel Almeida. O próximo passo da Paradigma, empresa que nasceu em 2008 em Braga, é concluir a versão Android da Keep an Eye.
Mas a inovação não termina aqui "estamos a desenvolver uma versão "desktop", que permite uma ligação permanente entre o computador e o telemóvel", explica. Algo que permitirá saber quando um cabo USB é desligado ou quando a bateria chegar ao fim.