Jovem português cria “app” que ajuda os norte-americanos a escolher vinhos
É a quarta empresa que cria desde 2000. A aplicação EasyVino é o novo projecto de Hugo Bernardo, engenheiro informático que vive em Sillicon Valley, nos EUA
Hugo Bernardo, jovem engenheiro informático português em Sillicon Valley, Estados Unidos, juntou as suas duas paixões — enologia e tecnologias — para criar uma aplicação para dispositivos móveis que ajuda os norte-americanos a escolher vinhos.
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Hugo Bernardo, jovem engenheiro informático português em Sillicon Valley, Estados Unidos, juntou as suas duas paixões — enologia e tecnologias — para criar uma aplicação para dispositivos móveis que ajuda os norte-americanos a escolher vinhos.
Com lançamento previsto para as próximas semanas em São Francisco, apenas à espera do “ok” da Apple Store, a “app” gratuita EasyVino vai recomendar ao consumidor um vinho da sua preferência que exista no restaurante ou loja em que se encontra, com base no seu histórico de provas.
“A quantidade diferente de marcas nos restaurantes norte-americanos faz com que seja muito difícil as pessoas saberem que vinhos escolher”, disse à Lusa Hugo Bernardo. Ao contrário de Portugal, onde num restaurante ou lojas de vinho as variedades de vinho são quase todas portuguesas e até familiares dos consumidores mais atentos, nos Estados Unidos é habitual cada restaurante ter uma carta diferente, com vinhos norte-americanos, europeus, sul-americanos e de outras paragens.
A ideia da “app” EasyVino, a segunda desenvolvida por Bernardo depois de uma primeira de fotografias género Instagram, surgiu de um amigo que tinha um gosto específico de vinhos que não conseguia descrever aos empregados de mesa. Avaliando através da “app” os vinhos que vão bebendo, os utilizadores vão criando um “perfil de paladar” e a partir deste são feitas futuras recomendações.
“O incentivo para o utilizador dizer se gostou ou não é que as recomendações vão ser mais adequadas no futuro, há uma vantagem”, afirma Bernardo. O modelo de negócio passa por cobrar uma percentagem sobre encomendas de vinho pela internet. “Vamos conhecer o paladar dessas pessoas melhor até do que eles próprios, conseguimos ir ao mercado negociar melhor para fazer ofertas direcionadas ao que as pessoas gostam”, afirma o engenheiro informático português.
Quarta empresa desde 2000
Após o lançamento, o grande desafio será aumentar a cobertura, incluindo mais cartas de vinho e mais regiões do país. Para já, apenas serão cobertos espaços comerciais no centro de São Francisco e Palo Alto, em Sillicon Valley, num total de 150 restaurantes. O objectivo é ir alargando nos próximos meses até “500 a 600” restaurantes, incluir lojas de vinho e supermercados em São Francisco.
Depois do grande pólo tecnológico da Costa Oeste dos Estados Unidos, deverão seguir-se as cidades de Los Angeles, Nova Iorque, Chicago, Miami e Boston. No futuro, Bernardo pretende incluir países como Brasil, China ou Alemanha, “com pouca produção doméstica, mas que têm uma cultura de consumo” e dimensão.
O desenvolvimento da aplicação, financiada pelo jovem empreendedor, foi feita por apenas três pessoas a tempo inteiro, duas delas em Portugal, uma equipa que deverá ser alargada proximamente com um comercial para os contactos com o retalho. Depois de feito o lançamento com sucesso, Bernardo prevê procurar financiadores para a expansão da empresa.
Esta é a quarta empresa que Hugo Bernardo lança desde que acabou o curso superior em 2000, após uma primeira de "software" para telemóveis, outra de blogues e a mais recente “app” Piictu, uma rede social centrada na partilha de fotografias. Com EasyVino, Bernardo junta as tecnologias à paixão dos vinhos, a que está ligado como gestor da empresa que explora o vinho Quinta de Tormes para a Fundação Eça de Queirós. “Não faço ideia do que o futuro dirá, mas gosto de trazer produtos para o mercado”, afirma o jovem português.