Joana Vasconcelos: depois de Versalhes, Veneza
Artista vai representar Portugal na Bienal de Veneza de 2013
A secretaria de Estado da Cultura anunciou este sábado que a artista plástica Joana Vasconcelos vai representar Portugal na próxima Bienal de Veneza, em 2013.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
A secretaria de Estado da Cultura anunciou este sábado que a artista plástica Joana Vasconcelos vai representar Portugal na próxima Bienal de Veneza, em 2013.
Em comunicado, o secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, afirmou que Joana Vasconcelos nunca foi a artista convidada do pavilhão português no certame, mas que “está na altura de corrigir essa falha”.
“Tem colocado o nome de Portugal ao mais alto nível no mercado mundial da arte”, justificou, acrescentando que as obras da artista, conhecida pelo seu trabalho de escultura, “levam ao exterior a marca identitária e tradicional de Portugal ao mesmo tempo que expressam uma modernidade assombrosa”.
Joana Vasconcelos, nascida em Paris em 1971 e conhecida principalmente pelo seu trabalho de escultura, já teve obras expostas em Veneza, Paris, Londres, Brasil e Hungria, entre outros locais. A Bienal de Veneza é uma das mais importantes exposições mundiais de arte e realiza-se bianualmente desde 1895.
Joana Vasconcelos vai inaugurar na terça-feira, no Palácio de Versalhes, uma exposição composta por 17 obras — umas conhecidas, outras inéditas — que concebeu e arrumou “em diálogo” com o castelo, que estará patente até 30 de Setembro.