Autocaravanas low cost: transformadas por dentro, pintadas por fora
Ricardo Grijó promoveu um concurso de ilustração para decorar os veículos da frota West Coast Campers. Os vencedores tiveram direito a um fim-de-semana à borla
Ricardo Grijó queria que as suas autocaravanas não passassem despercebidas na estrada. Promoveu um concurso de ideias para pintar os veículos com desenhos originais. E conseguiu o seu objectivo.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Ricardo Grijó queria que as suas autocaravanas não passassem despercebidas na estrada. Promoveu um concurso de ideias para pintar os veículos com desenhos originais. E conseguiu o seu objectivo.
“É um produto sobretudo virado para um público mais jovem, que quer experimentar. Uma coisa mais 'low cost' para esta malta”. E se assim é, por que não alugar autocaravanas em 'low cost' e com um 'look' diferente do habitual? “Para tornar a coisa mais gira”, confessa. Dito e feito.
Ricardo decidiu promover um concurso de ideias no site da West Coast Campers (e na página do Facebook) para seleccionar as propostas que, na sua visão, fizessem mais sentido estampar nos seus veículos. Os vencedores tiveram direito a um fim-de-semana numa autocaravana à borla. E o empresário conseguiu carrinhas que se destacam por onde passam. “É uma imagem de marca”.
As autocaravanas são veículos que Ricardo adapta para que tenham as condições e conforto para pernoitarem três ou quatro pessoas. Transformações fáceis e baratas. “Divirto-me imenso a fazê-lo”, garante. A ideia é proporcionar um conceito de viagem alternativo, sem depender de horários, sem preocupações com reservas de alojamento ou programas pré-definidos.
Os veículos estão equipados com um 'kit' de boas-vindas – que inclui um mapa das estradas de Portugal, guias de parques de campismo, detergente lava-louça, esfregão, café e chá – e ainda louça, fogão portátil a gás, mesa de refeições, rádio CD/MP3 com cabo de ligação para Ipod.
Os extras, claro está, são pagos à parte. Um 'barbecue' fica por 30 euros, um duche solar por 20, um WC químico por 25, cadeira de bebé por 20. Uma prancha de surf custa 20 euros por dia, um fato de surf 10 euros ao dia e internet por 'wireless' fica por 1,5 euros à hora. Mas não só do aluguer de autocaravanas vive a West Coast Campers.
Há um nicho de mercado a ser explorado, uma ramificação do serviço principal. Ricardo transforma carros comuns, que servem para ir para o trabalhou ou levar os filhos à escola, em viaturas que ao fim-de-semana ficam com espaço para dormir e condições para pernoitar no campo, na praia, onde o condutor quiser. Mais uma ideia que quis colocar em prática. E não se tem saído mal.