Problema nos contadores lesa 480 mil clientes da EDP
A EDP reconhece falhas e garante que o problema está a ser resolvido, segundo o diário Correio da Manhã, que avançou com a notícia nesta terça-feira.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
A EDP reconhece falhas e garante que o problema está a ser resolvido, segundo o diário Correio da Manhã, que avançou com a notícia nesta terça-feira.
A empresa admite duas causas para estes erros que, pelas suas contas terão afectado 30 mil contadores – mas a estimativa da Deco (Associação de Defesa do Consumidor) aponta para 480 mil clientes prejudicados, que terão pago mais do que deviam porque a hora ou a data dos contadores estavam errados.
Aquele jornal conta que a Deco fez um estudo em Março e em Abril, depois de ter recebido dezenas de reclamações de clientes com tarifas bi e tri-horária. A análise aos contadores mostrou desfasamentos face à hora real. Em 12% dos casos excediam a meia hora e em dois casos chegaram mesmo a duas horas.
A Deco calcula que a EDP tenha cobrado indevidamente mais de três milhões de euros e exige agora que os clientes sejam indemnizados e os contadores corrigidos.
A EDP garante que isso já está a acontecer, mas a Deco suspeita que o problema possa afectar ainda mais clientes. Por isso, pede também uma auditoria independente aos contadores, a realizar pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.