Jovem engenheiro madeirense seleccionado entre milhares para estagiar na Apple

José Nelson Alves parte para o Texas a 5 de Junho, para um estágio profissional na multinacional norte-americana. Sonha ajudar a construir os próximos iPad e iPhone

Foto
Nelson Alves é licenciado em Engenharia Informática pela Universidade da Madeira DR

Um jovem engenheiro madeirense está de partida para os Estados Unidos, depois de ter sido seleccionado, entre milhares de candidatos em todo o mundo, para um estágio profissional na multinacional norte-americana Apple, onde sonha ajudar a criar um iPad.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Um jovem engenheiro madeirense está de partida para os Estados Unidos, depois de ter sido seleccionado, entre milhares de candidatos em todo o mundo, para um estágio profissional na multinacional norte-americana Apple, onde sonha ajudar a criar um iPad.

José Nelson Alves foi um dos escolhidos para trabalhar na empresa de tecnologias e tem partida marcada para Austin, no Texas, para 5 de Junho. “Gostava de fazer parte do futuro que a Apple está construindo, dar o meu contributo no próximo iPad, no próximo iPhone”, declarou à Lusa.

Natural do Funchal e com 31 anos, Nelson Alves é licenciado em Engenharia Informática pela Universidade da Madeira (UMa). Actualmente, integrado numa equipa de Lógica que inclui outros jovens engenheiros estrangeiros, cumpre o mestrado profissional em ‘Interação Homem - Máquina’, ministrado conjuntamente pela UMa e pela Carnegie Mellon University

Foto
Nelson vai ajudar a desenvolver ferramentas anti-fraude Tim Chong

Este mestrado é desenvolvido pelo Madeira Interactive Technologies Institute, da UMa, e pelo Human-Computer Interaction Institute, da Carnegie Mellon University, no âmbito do programa Carnegie Mellon Portugal.

Três entrevistas para conseguir o estágio

No âmbito da sua actividade, Nelson Alves participou num projecto de investigação com o objectivo de desenvolver uma ferramenta de extracção de dados estatísticos sobre empresas na Web, mas foi o facto de ter feito parte de duas equipas vencedoras na concepção de aplicações para o Yahoo (para levar pessoas com interesses comuns na área da música a contactar-se e a ir a concertos) e para o Facebook (partilha de álbuns) que terá atraído o interesse da Apple.

“Tudo começou em Janeiro. Recebi um e-mail da Apple a pedir candidatos para um estágio, candidatei-me, fiz três entrevistas via telefone com o supervisor do estágio e, em finais de Abril, recebi a resposta afirmativa”, contou. “Vou trabalhar naquilo que eles chamam de visualização da informação na equipa de detecção de fraudes”, explicou: “Desenvolver as ferramentas que vão ajudar outras pessoas a detectar fraudes.”

Após o estágio, de três meses, Nelson espera ficar nos quadros da empresa. Sobre a possibilidade de Portugal ter na Apple um ‘novo’ Steve Jobs (fundador da empresa), o engenheiro disse, com um sorriso, que ainda não está preparado, sem esconder, contudo, algum brilho nos olhos.