Caldas Late Night: arte na casa dos artistas
Está quase a começar a 16.ª edição do Caldas Late Night, evento organizado pela ESAD. Sob o lema "low cost", os artistas mostram os seus trabalhos tanto na rua como na sua própria casa
A noite nas Caldas da Rainha, nos próximos dias 25 e 26 não vai deixar-nos dormir. Durante dois dias, a cidade vai viver a 16.ª edição do evento “Caldas Late Night” (CNL) organizado pelos estudantes da Escola Superior de Artes e Design (ESAD), já desde 1997.
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A noite nas Caldas da Rainha, nos próximos dias 25 e 26 não vai deixar-nos dormir. Durante dois dias, a cidade vai viver a 16.ª edição do evento “Caldas Late Night” (CNL) organizado pelos estudantes da Escola Superior de Artes e Design (ESAD), já desde 1997.
O evento, de teor artístico-cultural e sem fins lucrativos, mergulha as ruas da cidade e nas casas de todos os que participam em manifestações artísticas diversas. Os alunos apresentam todos os seus trabalhos e experiências à comunidade, que estará em contacto directo com elas. Desta forma, a escola dialoga com “toda a população, demonstrando amadurecimento, evolução e recriação daquilo que já é um dos ex libris para os jovens artistas do nosso país”.
“E como se processam as coisas? Vou a casa das pessoas?!” Sim. Todos os criativos são convidados a mostrar trabalhos e projectos pessoais quer nas próprias casas, quer nas ruas.
A organização do evento explicou ao P3 que no primeiro dia existe um local previamente designado onde as pessoas vão levantar os mapas nos quais estão assinaladas as mostras de trabalhos dos alunos. No dia 25 de Maio, está previsto um arraial na Praça de Touros — com direito a sorteio de rifas. O evento termina com uma festa e três palcos.
Esta mostra de trabalho compartilhada envolve toda a cidade “num ambiente de criatividade e florescimento sociocultural”. Uma iniciativa pouco usual que atrai um avultado número de pessoas com tendência a crescer de ano para ano.
Na edição anterior, por exemplo, estima-se que terão ido mais de cinco mil pessoas. Responsáveis por isso são, em grande parte, as redes sociais que promovem incansavelmente o acontecimento. Este ano, o tema é o “low cost”, o que vai ao encontro às preocupações financeiras do país e à necessidade de “criar com pouco”.
A ideia do CNL partiu de um aluno que, há 15 anos atrás, no final do trabalho de fim de curso, abriu as portas de casa e permitiu que os colegas vissem o seu trabalho. A partir daí, a ideia tornou-se num momento a destacar na expressão cultural das Caldas da Rainha, abrangendo a área das artes plásticas, do design, da performance, da fotografia, da música, entre outras.