Bestialíssimo

O musicólogo Rui Eduardo Paes tem desenvolvido uma intensa actividade na escrita sobre música(s) ao longo dos últimos 30 anos, entre o jornalismo, a crítica e a reflexão ensaística. Tendo estado, nos últimos tempos, mais ligado ao universo do jazz (na qualidade de editor da revista jazz.pt), Paes não abdica de atravessar géneros, com ênfase no experimental (integra também a associação Granular, dedicada à promoção do experimentalismo na música e nas artes audiovisuais e performativas).

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O musicólogo Rui Eduardo Paes tem desenvolvido uma intensa actividade na escrita sobre música(s) ao longo dos últimos 30 anos, entre o jornalismo, a crítica e a reflexão ensaística. Tendo estado, nos últimos tempos, mais ligado ao universo do jazz (na qualidade de editor da revista jazz.pt), Paes não abdica de atravessar géneros, com ênfase no experimental (integra também a associação Granular, dedicada à promoção do experimentalismo na música e nas artes audiovisuais e performativas).

Ao longo de uma obra vasta - Ruínas (1996), A Orelha Perdida de Van Gogh (1998), Cyber-Parker (1999), Phonomaton (2001), Stravinsky Morreu (2003) -, Paes tem desenvolvido ensaios que reflectem sobre as questões que caracterizam as “novas músicas”. Estes livros serão actualmente quase impossíveis de encontrar, na sequência da falência da editora Hugin, e este novo Bestiário Ilustríssimo vem devolver o seu nome às prateleiras das livrarias, fechando um hiato de nove anos sem publicar.

Numa edição que recupera o título de uma série de peças publicadas no jornal Blitz há cerca de 20 anos, Paes reúne textos mais recentes, produzidos para finalidades diversas (folhas de sala de concertos, artigos de revista, guiões de conferências e liner notes de discos). Não tendo sido criados propositadamente para o formato livro, os textos acabam por resultar bem como conjunto. Apesar da diversidade de temáticas abordadas ao longo dos diversos textos, o estilo recheado e luminoso garante coerência à obra.

São 50 textos, distribuídos por 260 páginas, que divergem em temas e géneros, sendo embora atravessados por algumas questões comuns que acabam por estar presentes de forma recorrente: as problemáticas da improvisação; o papel da tecnologia na produção musical; as ligações entre o jazz e as outras músicas; ou as intersecções entre música e outras artes. Demonstrando uma rara capacidade de criar paralelos entre temas, Paes estabelece metáforas, propondo analogias, questionando e desafiando.

Sendo boa parte dos textos acerca de músicos vindos das áreas do jazz e da música improvisada do nosso tempo (como Elliott Sharp, Sei Miguel, Daniel Levin, RED Trio, Peter Brötzmann, Nobuyasu Furuya, Carlos Zíngaro, Mostly Other People Do the Killing ou Steve Lehman), vai também a extremos diferentes e menos previsíveis - como Paganini, Aki Onda ou Mão Morta. Independentemente da área de proveniência, cada tema é laboriosamente analisado sob originais pontos de vista.

Cada texto engloba um manancial de referências, numa espécie de aura enciclopédica, mas a escrita de Paes favorece uma leitura fluída e descomplicada, sem esforço, que resulta prazenteira. Refira-se ainda a inclusão das deliciosas ilustrações de Joana Pires, que funcionam como excelente complemento à prosa saborosa do escritor.