O que disse o júri dos finalistas portugueses dos prémios FAD
Os prémios FAD 2012 são um dos mais importantes galardões de arquitectura a nível ibérico. O P3 foi ler os comentários do júri sobre os oito finalistas portugueses
Casa C/Z
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Casa C/Z
"Uma magnífica compreensão do lugar, das matérias e dos sistemas construtivos. Uma tipologia reinventada que observa a paisagem a partir do seu centro, espaços comuns, um olhar diferente para cada lado, um olhar desenhado com rigor entre aquilo que se constrói e a paisagem."
Adega da Quinta do Vallado
"Construído a partir de uma clara compreensão das formas de transformação da paisagem utilizadas nas encostas do rio Douro, resolve um programa complexo que se instala em construções novas e existentes, unidas para resolver os problemas de produção de vinho, de modo a que mantenha sempre uma escala apropriada da relação com o lugar."
Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre
"O júri valoriza a simplicidade com que organiza um complexo programa ao longo de um corpo horizontal que, com a maior naturalidade, se converte num complemento da paisagem."
Reabilitação da Casa do Arco para instalação da Casa da Escrita
"Uma operação de reutilização de um espaço feita com grande rigor e sensibilidade, que dá uma nova usabilidade a um espaço, sem perder a memória. O rigor construtivo faz dela uma obra exemplar."
Estratégia Urbana
"A conversão de uma antiga fábrica de conservação de peixe num espaço destinado a novas actividades terciárias é a ocasião para introduzir subtis contrastes de materiais, luz e texturas que sirvam para reforçar a perspectiva global do edifício, como se as novas utilizações tivessem estado sempre presentes."
Fanqueiros
"Uma viagem no tempo com uma mala de sentimentos e sensações e uma clara vontade de receber e acolher demonstram-nos que às vezes basta ler o passado para obter resultados tão surpreendentes como este."
Estrutura autoportante de contenção da Estilha
"Resolução de um problema difícil com grande contenção de meios materiais, que produz uma melhoria significativa de um espaço urbano."
Magnólia
"Arquitectos com muito poucos meios conseguem dar uma nova vida a uma árvore morta, recuperando cada uma das suas partes, tanto as visíveis, tronco e ramos, como as invisíveis, as raízes, que são descobertas pela luz. A proposta consegue dar substância à tradicional iluminação de Natal sem recorrer a clichets associados à data."