Galeria Gabinete contra a apatia
Um arquitecto e um engenheiro conjugaram saberes para criar um espaço multifuncional. É uma galeria, é um gabinete e está no coração de Penafiel a lutar contra a apatia cultural da cidade
Se passares no número 3 da Rua Alfredo Pereira, em Penafiel, e ficares na dúvida se é para entrar, entra. Nem batas à porta, o espaço é para ti. Quer seja para expor o teu trabalho, desenvolver uma imagem de marca para a tua empresa ou pedir um projecto “chave na mão”, a Galeria Gabinete é o sítio indicado.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Se passares no número 3 da Rua Alfredo Pereira, em Penafiel, e ficares na dúvida se é para entrar, entra. Nem batas à porta, o espaço é para ti. Quer seja para expor o teu trabalho, desenvolver uma imagem de marca para a tua empresa ou pedir um projecto “chave na mão”, a Galeria Gabinete é o sítio indicado.
Hélder Carvalho, de 32 anos, e Sérgio Azevedo, de 40, conheciam-se da cidade e da música quando decidiram fundar um espaço de trabalho que fosse “mais do que um mero gabinete de arquitectura”. Desse desejo nasceu a “única galeria de arte de Penafiel”, em Outubro de 2010, onde a arquitectura, a engenharia, o design e as artes formam um todo harmonioso. Em plena zona histórica, junto ao Largo da Ajuda, a Galeria Gabinete é a junção de duas peças que não desencaixam nem no nome: a Galeria e o Gabinete.
Na Galeria, surge uma exposição nova no primeiro sábado de cada mês, normalmente de ilustração ou fotografia, que permanece até ser substituída pela colecção do mês seguinte. O que não varia é a entrada gratuita. Não se promovem exposições em simultâneo, embora elas possam coincidir com outros eventos, como workshops (cujo preço tem variado entre os 10 e os 100 euros), apresentações de livros e concertos (gratuitos).
Ao Gabinete recorrem essencialmente pessoas de pequenas e médias empresas interessadas em conceber uma imagem de marca ou reabilitar um determinado espaço. Aí, intervêm colaboradores especializados em Design e Arquitectura que se encarregam de construir um projecto de raiz e o acompanham até à forma de produto final. Um verdadeiro projecto “chave na mão”. As empresas podem, simplesmente, precisar de um local para reunir com clientes e, nesse caso, a Galeria Gabinete também pode ajudar.
Todos podem ser artistas
O que torna a Galeria Gabinete especial é o facto de qualquer pessoa, conceituada ou não, seja de que área for, poder propor a realização de uma exposição. O único requisito é fazer arte. Ou, se se tratar de um evento, uma ideia apelativa. A Galeria não discrimina tão pouco artistas de fora de Penafiel. Artistas locais, até agora, só lá estiveram quatro. Os restantes vieram do Porto, de Lisboa e de outras cidades de maior dimensão.
E como poderia ser diferente numa cidade pequena, onde, como admitiu Sérgio Azevedo ao P3, nem existe o “hábito de sair para ver uma exposição”, como no Porto? A Galeria Gabinete procura precisamente contrariar essa inactividade cultural de Penafiel e reunir as pessoas em torno da arte, pô-las à conversa com o artista, envolvê-las no processo criativo. Torná-las mentoras de uma mudança de mentalidade e de um maior dinamismo.
O horário da Galeria Gabinete é de segunda a sábado, das 10h às 12h30 e das 14h às 19h30, mas é garantido que “se estiver alguém, a porta está aberta”.