Benfica, Sporting e FC Porto vão em Maio a Luanda para um torneio
O anúncio foi feito pelos ministros da Juventude e Desportos de Angola, Gonçalves Muandumba, e o ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares de Portugal, Miguel Relvas, no final de uma reunião entre os dois governantes, dirigentes desportivos e antigos atletas dos dois países.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
O anúncio foi feito pelos ministros da Juventude e Desportos de Angola, Gonçalves Muandumba, e o ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares de Portugal, Miguel Relvas, no final de uma reunião entre os dois governantes, dirigentes desportivos e antigos atletas dos dois países.
O presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, presente na reunião, disse aos jornalistas que a iniciativa constitui um “ato marcante” do seu mandato, recentemente iniciado. “Nos últimos anos, equipas portuguesas têm-se deslocado a Angola e participado em jogos e nós queremos institucionalizar de uma forma diferente essa relação”, frisou Fernando Gomes.
Miguel Relvas, que nesta segunda-feira iniciou uma visita de três dias a Angola, considerou que o desporto tem “um papel decisivo” nas relações luso-angolanas e disse que no encontro com Gonçalves Muandumba chegaram-se a “conclusões de colaboração, não apenas protocolos e palavras, mas actos na área da juventude e desporto”.
O governante português destacou ainda outros passos concretos da cooperação luso-angolana no sector da juventude e desporto, designadamente os estágios em Portugal das selecções olímpica e paralímpica de Angola, a caminho dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, em Junho próximo, e acções de formação e combate ao doping. “Há muitas áreas em que Portugal e Angola podem fazer coisas juntas. Nesta área do desporto e juventude, não queremos só virar uma página. Queremos escrever uma nova página. Podemos, juntos, fazer coisas muito bonitas”, reforçou.
Por seu lado, Gonçalves Muandumba recordou que, por exemplo, no basquetebol, as melhores equipas de Portugal e Angola já participam em torneiros que se realizam com regularidade anual nos dois países (Supertaça Compal), e sublinhou o facto de a “muito boa” relação existente entre os conselhos nacionais da juventude dos dois países ir estender-se agora a outras áreas. “Estamos muito satisfeitos, porque a cooperação bilateral na área da juventude e desporto existente é muito boa e vamos incrementá-la cada vez mais”, concluiu.
Participaram ainda na reunião, pelo lado de Portugal, a campeã olímpica Rosa Mota e, do lado angolano, os presidentes das federações angolanas de futebol e basquetebol, Pedro Neto e Gustavo da Conceição, respectivamente.