Os fanzines na cabeceira do ilustrador Júlio Dolbeth
"Subir a Montanha", de Marta Monteiro, e "Time Life Life Time", de Luis Henriques, são apenas dois dos muitos fanzines fora de série que em 2011 passaram pelas mãos de Júlio Dolbeth
Subir a Montanha / Up the mountain > Marta Monteiro > Café Royal, 2010 > Tiragem 50 cópias
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Subir a Montanha / Up the mountain > Marta Monteiro > Café Royal, 2010 > Tiragem 50 cópias
"Subir a Montanha" é um arquivo de desenhos de Marta Monteiro, ilustradora a viver em Penafiel. É uma das poucas autoras a figurar no catálogo da fundamental editora de fanzines Café Royal Books, a cargo de Craig Atkinson. O fanzine corresponde a uma estrutura mais ou menos convencionada por Craig Atkinson, impressão a uma cor, formato A5, agrafada. Nesta edição é apresentado em resumo o universo poético de Marta Monteiro, a partir da sua exposição individual "Ossos", na galeria Dama Aflita. Cada página apresenta uma ilustração única com narrativas que vão desde os retratos, as memórias ficcionadas ou imagens metafóricas. Há sempre algum mistério em todos os desenhos, muitos vezes lembrando narrativas cinematográficas. Há imagens codificadas à semelhança do cinema de Lynch que nos remetem para símbolos ou códigos muito pessoais. Assente numa estética de redução, graficamente recorre à simplicidade do lápis ou a delicadeza da pincelada a tinta da china. Aqui o espaço para a imaginação é muito grande, levando o observador a territórios para além das narrativas criadas pela autora.
Site > Marta Monteiro > Café Royal Books
Time Life Life Time > Luis Henriques > Opuntia Books, 2009 > Impresso nos ateliers de Santa Justa > Distribuído por Chili com Carne
A Opuntia Books do André Lemos, é uma das mais importantes editoras de fanzines portuguesa. Com um trabalho vasto e regular de edição permanente, figura em qualquer colecção particular como uma das mais fortes representações de edição independente em Portugal. Seria difícil uma escolha entre um catálogo tão vasto e enriquecido não só pelo trabalho pessoal do próprio André Lemos, mas também pelos colaboradores com quem tem vindo a trabalhar. Em "Life Time Time Life", é apresentado um conjunto de capas das revistas "Time" e "Life" filtradas pelo imaginário gráfico do autor, Luis Henriques. Impressa a duas cores, preto e vermelho, aponta para as semelhanças gráficas das capas das duas revistas, alternando página a página uma ou outra capa. As revistas são usadas metaforicamente como um arquivo da memória dos tempos onde revemos uma história possível da sociedade contemporânea. No caso particular da revista Life onde a ilustração sempre figurou em lugar de destaque, grande parte a cargo de Norman Rockwell, um dos mais importantes ilustradores norte-americanos de sempre. Não será por acaso a escolha das duas revistas como matéria prima de referência. O desenho intrincado e misterioso remete para uma imagem ambígua onde se reconhecem algumas das capas mais emblemáticas que monitorizam parte da história da sociedade contemporânea.
Site > Opuntia Books