Os cinco melhores momentos "desportivos" do ano 2011

O P3 só chegou em Setembro, por isso pedimos aos especialistas para escolherem o melhor de 2011. O jornalista Marco Vaza e os colegas do Desporto anunciam os convocados desta selecção

Fotogaleria

1. Futre, o actor de novelas

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

1. Futre, o actor de novelas


O maior fenómeno viral do desporto português em 2011. Numa conferência de imprensa da candidatura de Dias Ferreira à presidência do Sporting, Futre foi a estrela, com o “sócio, estou concentradíssimo” e o “departamento do chinês”. Só beneficiou com isto e agora até já entra em telenovelas.

2. Balotelli contra o colete

Tudo aconteceu a Mario Balotelli em 2011. Ardeu-lhe a casa, foi apanhado à noite na rua na véspera de um jogo importante e os festejos bizarros de golos. “Why always me?”, perguntava o italiano do Manchester City numa t-shirt que veste por baixo do equipamento. Num jogo da Liga Europa da temporada passada, Balotelli luta desesperadamente contra um colete que teimosamente não se deixa vestir.

3. A falsa partida de Bolt

Mundiais de atletismo em Daegu, Coreia do Sul. Final dos 100m, mais um momento de consagração para o homem mais rápido do mundo, o jamaicano Usain Bolt, provavelmente com mais um recorde do mundo. Mas o impensável acontece. Bolt é o primeiro a arrancar dos blocos, mas imediatamente se apercebe que fez uma falsa partida e despe o equipamento antes de ser desqualificado. Depois, ainda se deita no tartan e os espectadores aproveitam o momento para tirarem fotografias.

4. Messi e os japoneses

Lionel Messi já conquistou muitos títulos e deu muitas entrevistas. Nenhuma terá sido, no entanto, tão bizarra como a que se seguiu à final do Mundial de clubes, em Yokohama, em que o Barcelona bateu o Santos. O argentino, com uma enorme chave dourada nas mãos, prémio por ter sido eleito o melhor em campo, foi encaminhado para uma zona de entrevistas onde estavam vários japoneses que só lhe conseguiram fazer uma pergunta ininteligível. Messi respondeu em dois segundos e foi-se embora.

5. A placagem do antílope

A segurança é sempre algo a ter em conta quando se anda de bicicleta. Evan van der Spuy teve todos os cuidados quando foi dar um passeio com uns amigos pela savana sul-africana, mas tornou-se um alvo para um antílope. O animal fez uma placagem ao ciclista, mas ele não se magoou. E felizmente que alguém estava a filmar.